Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência de diferentes tipos de mufla na movimentação de dentes de protocolos inferiores

Processo: 10/16334-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Rafael Leonardo Xediek Consani
Beneficiário:Conrado Reinoldes Caetano
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Prótese sobre implantes ósseointegrados   Prótese dentária
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Movimentação dental | Prótese sobre Implantes | Protocolos inferiores | Tipos de muflas | Prótese Dental

Resumo

O trabalho tem por objetivo verificar a movimentação dos dentes artificiais em protocolos inferiores processados com diferentes tipos de muflas (tradicional, experimental dupla e experimental HH com os dentes em oclusão). Num modelo padrão montado em articulador semi-ajustável serão confeccionadas infraestruturas metálicas padronizadas em liga de Co-Cr. Uma montagem de dentes padrão será confeccionada sobre uma das barras e a partir desta serão reproduzidas um total de 30 próteses enceradas. Pinos metálicos serão colocados nos dentes como referência para as mensurações pré e pós-processamento das próteses, sendo: borda incisal dos incisivos centrais superiores e inferiores (I), cúspide vestibular dos primeiros pré-molares superiores e lingual dos inferiores (PM), cúspides mésio-vestibulares dos segundos molares superiores e mésio-lingual dos inferiores (M). As distâncias transversais no eixo X: I-I (incisivo a incisivo); PM-PM (pré-molar a pré-molar) e M-M (molar a molar); ântero-posteriores no eixo Y (IE-ME (incisivo esquerdo a molar esquerdo) e ID-MD (incisivo direito a molar direito)) e no eixo Z (I-I; P-P, M-M, IE-ME e ID-MD) serão mensuradas utilizando microscópio linear STM (Olympus, Tóquio, Japão) com precisão de 0,0005 mm. As próteses serão distribuídas aleatoriamente em três grupos (n=10): G1 - Polimerização em banho de água em mufla convencional; G2 - Polimerização em banho de água em mufla experimental dupla; G3 - Polimerização em banho de água em mufla experimental HH, com os dentes em oclusão. A resina acrílica será inserida no estágio plástico nas muflas metálicas, e será processada em água a 74ºC por 9 horas. Para a avaliação da movimentação dos dentes, a alteração dos contatos oclusais e da dimensão vertical serão consideradas juntamente com as mensurações entre as distâncias pré e pós-processamento da prótese, sendo que a diferença entre a mensuração inicial e depois da polimerização será considerada o valor da movimentação dos dentes. Os resultados obtidos serão comparados pela análise de variância (ANOVA) e as diferenças encontradas analisadas pelo teste de Tukey (5%).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAETANO, CONRADO REINOLDES; XEDIEK CONSANI, RAFAEL LEONARDO; BACCHI, ATAIS; CORRER, AMERICO BORTOLAZZO; FERNANDES DOS SANTOS, MATEUS BERTOLINI. Influence of different flask systems on tooth displacement and framework misfit in mandibular fixed implant-supported complete dentures. JOURNAL OF PROSTHODONTIC RESEARCH, v. 57, n. 3, p. 213-218, . (10/16334-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.