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Normatização, padronização e validação brasileira do NEPSY: a developmental neuropsychological assessment (NEPSY - avaliação neuropsicológica do desenvolvimento)

Processo: 08/04246-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de abril de 2008
Vigência (Término): 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Orlando Francisco Amodeo Bueno
Beneficiário:Fernanda Lima da Costa Vargens
Instituição Sede: Departamento de Psicobiologia. Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/03622-1 - Normatização, padronização e validação brasileira do "NEPSY: a developmental neuropsychological assessment" (NEPSY avaliação neuropsicológica do desenvolvimento), AP.R
Assunto(s):Neuropsicologia   Testes neuropsicológicos   Desenvolvimento infantil   Estudos de validação   Validação   Padronização   Normas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento Infantil | nepsy | normas | Padronização | Teste Neuropsicológico | validação | Neuropsicologia

Resumo

A NEPSY (NEPSY: Korkman, Kirk, & Kemp, 1998) é bateria de 27 testes neuropsicológicos que avalia 5 domínios cognitivos - Atenção/Função Executiva, Linguagem, Função Sensório-motora, Processamento Viso-espacial, Memória e Aprendizagem, que foi desenhado para avaliar crianças entre 3 e 12 anos de idade, identificando patologias neuropsiquiátricas desenvolvimentais ou adquiridas. Este projeto de estudo tem como objetivo padronizar o uso do NEPSY para a população brasileira através da sua tradução e adaptação, validação e normatização. Metodologia: O desenho de investigação será de corte transversal e dividido em: 1ª fase: tradução, adaptação e pré-testagem do instrumento; 2ª fase: validação de conteúdo (análise semântica dos ítens e análise de ítens por juízes) e, 3ª fase: validação de construto e normatização. A amostra de padronização será multicultural, estratificada por idade (de 3 a 12 anos), sexo, raça, educação (escola pública e particular), região geográfica e educação do cuidador; randomicamente selecionada 1000 crianças de escolas brasileiras, 100 para cada faixa etária de 3 a 12 anos, 50 para cada sexo, sendo 500 na cidade de Salvador e 500 em São Paulo. As propriedades psicométricas avaliadas incluirão a análise de itens (índices de dificuldade e discriminação) de acordo com a TRI (Teoria de Resposta ao Item) e a análise fatorial para os estudos da validade de constructo. A fidedignidade será abordada pela técnica de consistência interna (± de Cronbach) e pelo coeficiente de Kappa para a análise de concordância entre observadores quanto aos dados qualitativos de avaliação da bateria. A normatização contemplará tabelas por faixa etária, gênero e escolaridade. Pretende-se ainda, em etapa posterior, contemplar os estudos de validação de critério. (AU)

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