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A inserção de crianças de 6 anos no ensino fundamental

Processo: 10/14990-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2011
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Adriana Lia Friszman de Laplane
Beneficiário:Maria do Carmo de Araujo
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/08775-6 - Inclusão escolar: das políticas públicas às práticas pedagógicas, AP.EP
Assunto(s):Ensino fundamental   Política educacional   Políticas públicas   Planejamento pedagógico

Resumo

O recente ingresso de crianças de seis anos no ensino fundamental tem desafiado os sistemas de ensino e as escolas. A legislação vigente torna obrigatória a matrícula dessas crianças, ampliando assim o ensino fundamental para nove anos. Mas, o ingresso de crianças dessa faixa etária no sistema requer adequações que se estendem a todos os anos da escola fundamental. Este estudo se propõe a levantar as condições concretas em que se dá o ingresso das crianças de seis anos no sistema e a refletir sobre elas, visando a identificar as ações mais prementes para a melhoria do processo. A metodologia adotada será a observação participante, registro de campo (fotografia, filmagem, anotações, coleta de materiais produzidos pelos alunos). (AU)

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