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Instrumento de baixo custo para identificação de crianças de risco para perdas auditivas

Processo: 08/10286-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2009
Vigência (Término): 30 de abril de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Alessandra Giannella Samelli
Beneficiário:Ana Paula Chaparin Vespasiano Dario
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/08496-7 - Instrumento de baixo custo para identificação de crianças de risco para perdas auditivas, AP.R
Assunto(s):Audiologia   Prevenção   Atenção primária à saúde   Perda auditiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atenção primária | perda auditiva | prevenção | Audiologia

Resumo

A importância da identificação e diagnóstico das alterações auditivas, o mais precocemente possível, é fundamental para o adequado desenvolvimento do ser humano. Objetivos: desenvolver um protocolo para identificar crianças com possíveis perdas auditivas para ser inserido dentro do Programa de Saúde da Família; capacitar Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para aplicação deste protocolo; aplicar este protocolo em creches e escolas da região abrangida pelo estudo; avaliar todas as crianças encaminhadas pelos ACS, creches e escolas, as quais falharam no protocolo; estabelecer a especificidade e sensibilidade deste instrumento. Método: este estudo será desenvolvido, inicialmente, com 150 crianças pertencentes à comunidade São Remo, região atendida pelo Centro de Saúde Escola (CSE) Butantã, que possui um Programa de Saúde da Família estabelecido, divididas em quatro grupos, de acordo com a faixa-etária e em virtude dos locais de acompanhamento de cada grupo: visitas dos ACS à moradia das crianças; consultas de acompanhamento na pediatria; Creche Girassol; Escola de Educação Infantil Circo-Escola; Escola "Quartel". Serão aplicados questionários com os pais ou responsáveis das crianças e, de acordo com as respostas obtidas, as crianças serão encaminhadas para avaliação audiológica completa. Posteriormente, as avaliações audiológicas serão comparadas com as respostas dos questionários para estabelecer a sensibilidade e especificidade deste instrumento.

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