Busca avançada
Ano de início
Entree

Laboratório de estudos do comportamento humano - lech

Processo: 08/09229-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Deisy das Graças de Souza
Beneficiário:Rodrigo Estevan Bela
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/60652-5 - Projeto TIDIA Ae - Fase II, AP.TIDIA
Assunto(s):Implante da cóclea   Reabilitação auditiva   Aprendizagem relacional   Análise experimental do comportamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem de escrita | aprendizagem de leitura | Aprendizagem relacional | função simbólica | implante coclear | reabilitação auditiva | Análise experimental do comportamento

Resumo

LABORATÓRIO DE ESTUDOS DO COMPORTAMENTO HUMANO (LECH)O LECH investiga a função simbólica e suas implicações para o comportamento, a cognição e o ensino. A linha de pesquisa apóia-se em um modelo comportamental que aborda a relação entre símbolo e referente como uma relação de equivalência, com potencial gerativo do qual emergem novas relações. A pesquisa é articulada em torno de dois eixos. O primeiro compreende a investigação da função simbólica e seus pré-requisitos; o segundo compreende aplicações ao ensino, com o objetivs de desenvolver procedimentos para o ensino de leitura, escrita e matemática a populações que apresentam dificuldades ou que não tiveram acesso a condições necessárias para a aquisição desses repertórios: crianças com dificuldades de aprendizagem, indivíduos com deficiência mental, adultos analfabetos, surdos usuários de implante coclear, entre outros. O projeto proposto no Tidia-AE Fase II, como parte do segundo eixo, tem por objetivo desenvolver um sistema gerenciador para a programação de atividades de ensino a serem implementadas via rede. O sistema gerenciador (GEIC: Gerenciador de Ensino Individualizado por Computador) deverá sustentar a implementação das seguintes atividades: 1- Aplicação de um programa de ensino informatizado para ensino individualizado de leitura e escrita a alunos de escolas públicas com dificuldade na aprendizagem de leitura; 2- Avaliação do potencial de um Ambulatório Virtual de Reabilitação Audiológica, via rede, para realizar avaliações e ensinar habilidades auditivas a usuários de implante coclear. No âmbito do projeto espera-se desenvolver o GEIC e conduzir os testes preliminares do potencial e da exeqüibilidade das duas atividades.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)