Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos componentes articulares e vasculares no remodelamento da matriz extracelular em modelo experimental de diabetes.

Processo: 08/04679-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de junho de 2008
Vigência (Término): 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Walcy Paganelli Rosolia Teodoro
Beneficiário:Jymenez de Morais
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/59792-2 - Estudo dos componentes articulares e vasculares no remodelamento da matriz extracelular em modelo experimental de diabetes., AP.R
Assunto(s):Matriz extracelular   Diabetes mellitus   Colágeno
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:colageno | diabetes | matriz extracelular | Disciplina de Reumatologia

Resumo

A diabetes mellitus (DM) é uma síndrome metabólica que pode acarretar em prejuízo da resposta inflamatória e da proliferação celular, retardo da angiogênese e do processo de cicatrização. O aumento crônico da glicemia resulta em desordem na reparação de tecidos, com comprometimento osteomioarticular na forma de capsulite adesiva, limitações de mobilidade articular, contratura de Dupuytren e tenossinovite de flexores. O constituinte principal dos tecidos envolvidos é o colágeno e suas alterações apresentam um papel crítico na etiologia das complicações diabéticas. As alterações osteomioarticulares da doença, podem levar a uma diminuição da capacidade funcional e da qualidade de vida dos pacientes podendo estar associadas ao comprometimento sinovial e cartilaginoso. O objetivo deste estudo será analisar morfologicamente a sinóvia e a cartilagem articular, assim como o remodelamento do colágeno de ratos, após a indução de diabetes. Serão utilizados Ratos Wistar (n=30) com 2,5 meses de idade (peso corporal de 200-250g), divididos em dois grupos: no primeiro será induzida diabetes por injeção de estreptozotocina (n=15), enquanto o grupo controle será tratado com solução fisiológica (n=15). As amostras serão avaliadas morfologicamente pelas colorações de HE, Tricrômico de Masson e Picro-sírius e serão imunomarcadas para diferentes tipos de colágeno de acordo com o tecido analisado.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)