Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das características psicométricas do Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey e do Teste de Aprendizagem Visual de Desenhos de Rey na população brasileira

Processo: 06/03748-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2006
Vigência (Término): 30 de novembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Sérgio Baxter Andreoli
Beneficiário:Mirela Benvenuti Chaves Piazzi
Instituição Sede: Departamento de Psiquiatria. Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/02616-5 - Estudo das caracteristicas psicométricas do Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey e do Teste de Aprendizagem Visual de Desenhos de Rey na população brasileira, AP.R
Assunto(s):Neuropsicologia   Psicometria   Memória (psicologia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao Da Memoria | Neuropsicologia | Psicometria | Ravlt | Rvdlt | Validacao | Avaliação Cognitiva

Resumo

Tanto o Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey (RAVLT), quanto o Teste de Aprendizagem Visual de Desenhos de Rey (RVDLT) têm como finalidade avaliar os processos de memória em seus diversos aspectos, verbais e não verbais, sendo amplamente utilizados, tanto no contexto clínico quanto em pesquisas. Além disso, o construto teórico no qual ambos os testes se baseiam tem sido frequentemente utilizado na criação de paradigmas de avaliação da memória empregados em estudos envolvendo exames de imagem cerebral funcional (fMRI, PET, SPECT, etc.). Porém, suas características psicométricas na população brasileira têm sido pouco estudadas. Assim, este projeto tem por objetivo estudar os aspectos psicométricos do RAVLT e do RVDLT na população brasileira. Para tanto, serão seguidas as seguintes etapas: 1- Tradução e adaptação do RAVLT e do RVDLT; 2- Estudo Piloto; 3- Normatização; 4- Validação; e 5- Fidedignidade. Participarão do estudo 795 indivíduos, sendo destes, 30 que participarão do estudo piloto, 645 sujeitos da população geral que formarão o grupo de normatização e 120 indivíduos portadores de patologias neurológicas (Doença de Alzheimer, Demência Fronto-temporal e AVC’s tanto em hemisfério direito quanto esquerdo). Todos os participantes serão submetidos inicialmente a uma entrevista para coleta de dados demográficos e clínicos e, posteriormente, aos instrumentos neuropsicológicos. Para a validação e posterior obtenção de escores de fidedignidade intra-avaliadores, os sujeitos dos grupos clínicos serão avaliados por dois examinadores simultaneamente, sem que estes tenham conhecimento da presença ou ausência de queixas cognitivas ou de patologias. Métodos estatísticos de análise de dados serão empregados para a verificação do poder dos instrumentos para discriminar grupos específicos de pacientes e controles a partir de seus desempenhos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)