Processo: | 06/00194-6 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico |
Vigência (Início): | 01 de março de 2006 |
Vigência (Término): | 30 de novembro de 2006 |
Área do conhecimento: | Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação |
Pesquisador responsável: | Daniel Sigulem |
Beneficiário: | Rogério Furquim Mauad |
Instituição Sede: | Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil |
Vinculado ao auxílio: | 03/08267-4 - Pré-projeto para o Programa TIDIA - modalidade 2 (e-learning) projeto de pesquisa e desenvolvimento de ferramentas de suporte ao ensino e aprendizagem sobre a Plataforma da Internet Avançada, AP.TIDIA |
Assunto(s): | Educação on-line Educação a distância Internet Plataformas de ensino e aprendizagem Tecnologia da informação |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Educacao A Distancia | Internet | Sistemas De Computacao | Tecnologia da Informação |
Resumo O projeto TIDIA-Ae visa o desenvolvimento de ferramentas de suporte e apoio ao ensino e aprendizagem com interações presenciais e a distância, síncronas e assíncronas. Ele visa estimular a pesquisa na área de Tecnologia da Informação aplicada à Educação a Distância (EaD) tendo como premissa a disponibilidade de uma rede de alto desempenho, a saber, a Internet Avançada. De forma mais específica, este projeto objetiva estimular a pesquisa para o desenvolvimento de um conjunto de ferramentas integradas, independentes de plataforma operacional e voltadas para EaD. São esperadas, portanto, iniciativas visando o desenvolvimento de ferramentas de suporte dentro de, mas não restrito a, os seguintes tópicos de pesquisa: - Gerenciamento administrativo de cursos, envolvendo estatísticas de acesso, visualização da interação dos participantes, ferramentas de análise de um curso integrando conteúdo com dados de participação de alunos, etc.; - avaliação formativa e continuada do aprendizado do aluno; - ferramentas de co-presença e co-produção; - padrões de interface e interoperabilidade visando à reutilização de conteúdos acadêmicos; - criação, organização e manutenção de um repositório de objetos abertos de conhecimento, especificados e construídos para serem compartilhados no desenvolvimento de novos conteúdos de ensino e aprendizagem; - suporte à atualização, compartilhamento, reaproveitamento e armazenamento de cursos e conteúdos; - laboratórios virtuais incluindo acesso remoto a laboratórios reais e simulações de contexto específico; - aprimoramento dos mecanismos de interação e colaboração on-line; - suporte a incorporação de diferentes mídias, especialmente no uso de ferramentas de comunicação síncrona; - integração de mídias de alta resolução ao ambiente da Internet Avançada (HDTV); - alternativas de representação e visualização da informação gerada em um curso e; - produção de conteúdo visando à integração de diferentes mídias, etc. Os laboratórios/grupos participantes do projeto são classificados em duas categorias: Laboratório/Grupo de Desenvolvimento ou Associado. Os Laboratórios de Desenvolvimento (LD) são aqueles que já possuem experiência anterior no desenvolvimento de ferramentas para e-learning com utilização comprovada. Os Laboratórios Associados (LA) são aqueles que trabalham na área de e-learning em geral, mas não necessariamente possuem experiência anterior no desenvolvimento de ferramentas de e-learning, ou então são grupos iniciantes que desejam realizar atividades na área de desenvolvimento de ferramentas de e-learning. As seguintes atividades serão realizadas pelo candidato: a) Levantamento dos pressupostos educacionais dos principais ambientes de e-learning existentes e determinação das necessidades específicas do ensino em saúde; b) Colaboração na definição do perfil de metadados e do repositório de objetos educacionais do sistema TIDIA-Ae, visando à compatibilidade com os padrões e os repositórios internacionais; c) Participação no desenvolvimento dos objetos educacionais para uso com o sistema, no estudo e na adoção de conteúdos didáticos aplicados a objetivos educacionais específicos; d) Demonstração e disponibilização dos objetos desenvolvidos, incluindo documentação de instalação, configuração e uso; e) Participação nos testes do sistema e das ferramentas do TIDIA-Ae, levantando novos requisitos conforme necessário; f) Colaboração na coordenação da equipe da UNIFESP, de modo a fortalecer o trabalho colaborativo e a produção de resultados; g) Levantamento de problemas e dificuldades encontrados na realização de um projeto colaborativo (envolvendo a metodologia proposta e as ferramentas utilizadas) e avaliação da reprodução do processo em outras áreas do conhecimento; h) Colaboração na confecção dos relatórios técnicos do projeto; i) Participação dos workshops e reuniões gerais do programa TIDIA-Ae; j) Prestação de contas do período. (AU) | |
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