Busca avançada
Ano de início
Entree

MÚSICA FORA DO LUGAR: o experimental na música contemporânea sob o contexto da cultura digital brasileira

Processo: 11/01874-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2011
Vigência (Término): 30 de novembro de 2011
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta
Beneficiário:Giuliano Lamberti Obici
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/08632-8 - MOBILE: processos musicais interativos, AP.TEM
Assunto(s):Arte brasileira   Arte sonora   Sonologia   Música experimental   Cultura digital
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte Brasileira | Arte Mídia | Arte Sonora | Cultura Digital | música experimental | sonologia | Arte Sonora - Cultura Digital

Resumo

Muito se comenta sobre as transformações no modo de produção, distribuição e recepção da música proporcionadas pelas tecnologias digitais. Paralelo aos olhares otimistas e apocalípticos daqueles que pensam a tecnologia, uma profusão de artistas e músicos têm se dedicado a explorar as potencialidades estéticas e éticas que as tecnologias propiciam. Surgem agitações diversas como festivais, exposições e mostras de arte eletrônica, artemídia, arte sonora, live cinema, lanhouses, hacklabs, entre outros. Um tipo diferente de produção musical circula nesses lugares ainda não institucionalizados. Carregam um grau de experimentação que certas vezes surgem da precariedade em regiões periféricas. Diante disso, o presente projeto tem como objetivo pensar as práticas musicais contemporâneas, mais especificamente, aspectos do experimentalismo sonoro existentes na arte digital brasileira.Durante a pesquisa abordaremos temas relacionados ao contexto musical na cultura digital do Brasil, a saber: a música fora do lugar pensada a partir da arte sonora (klangkunst, sonic art) e artemídia; música e capital cultural nas periferias globais: mudanças nos modos de produção, distribuição e consumo provocados pela tecnologia digital; a experimentação no contexto da cultura digital brasileira: digitofagia, gambiologia, tropicalismo digital, experimentalismo e hibridismo; práticas do sonoro na cultura digital: remix, luteria digital, circuit bending, hardware hacking, metainstrumento e performatividade das mídias; cartografia do cenário atual brasileiro (festivais, mostras, espaços culturais, laboratórios, hacklabs, lanhouses e vivências), do repertório (grupos e artistas) e análise de obras relevantes. Sendo esta uma pesquisa de cunho teórico, o trabalho terá as seguintes etapas: levantamento de bibliografia, leitura e análise dos textos, mapeamento de trabalhos relacionados ao tema e análise de repertório. Os resultados alcançados serão apresentados na forma de artigos a serem submetidos em congressos da área e, por fim, será feita a redação da tese.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OBICI, Giuliano Lamberti. Gambiarra e experimentalismo sonoro. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.