Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização do efeito do BDS 391, um composto analgésico, sobre receptores 5-HT3 e canais iônicos

Processo: 11/01183-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:Yara Cury
Beneficiário:Wilson Alves Ferreira Júnior
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Canais iônicos   Analgesia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analgesia | Bds 391 | Bunodosoma cangicum | canais iônicos | Receptores 5HT3 | Toxinas de Anemonas do Mar | Dor, Analgesia, Toxinas Animais

Resumo

As anêmonas do mar utilizam rico complexo protéico para capturar suas presas e se defender de predadores. A peçonha destes animais contem neurotoxinas (3-5 kDa), com ação em canais iônicos específicos, e hemolisinas (18-20 kDa), que atuam formando poros em membranas. Além destas toxinas, tem sido também detectadas, no veneno destes animais, compostos não peptídicos, de baixo peso molecular; no entanto, pouco se conhece sobre a atividade biológica destas substâncias. Recentemente, foi demonstrado, pelo nosso grupo, que a Bunodosina 391 (BDS 391), um composto de baixo peso molecular isolado da peçonha da anêmona do mar Bunodosoma cangicum, induz potente efeito antinociceptivo periférico, em modelos experimentais de dor aguda e persistente. Ensaios farmacológicos mostraram que a atividade analgésica do BDS 391 é mediada pela ativação de receptores serotoninérgicos 5-HT3 periféricos. O BDS 391 é um composto bromado, de aproximadamente 400 Da, formado por um núcleo molecular semelhante a serotonina (5-HT), conectado, por meio de uma ligação peptídica, a uma histidina. A semelhança estrutural com a 5-HT e o envolvimento de receptores 5-HT3 no efeito antinociceptivo deste composto, torna de especial interesse a ampliação da caracterização dos mecanismos moleculares envolvidos na ação do BDS 391. Assim, o presente projeto de pesquisa visa ampliar a caracterização dos mecanismos moleculares envolvidos na ação do BDS 391, investigando: (a) a interação deste composto com os receptores 5-HT3, por meio de estudos de co-localização com os receptores 5-HT3 presentes em neurônios do gânglio da raiz dorsal de ratos, e a possível internalização e tráfego do BDS 391 nestas células, utilizando ensaios de imunofluorescência; (b) se, na vigência de inflamação/lesão tecidual, ocorre alteração na expressão gênica e protéica de receptores serotoninérgicos 5-HT3 (neurônios da pata e no gânglio da raiz dorsal) e se esta alteração favorece a ação do BDS 391 neste receptor; (c) o tipo de interação do BDS 391 com receptores 5-HT3 e o possível sitio de ligação a estes receptores, por meio de estudos de ligação e de modelagem molecular e (d) por meio de ensaios eletrofisiológicos, a ação deste composto sobre correntes iônicas em canais 5-HT3 expressos em ovócitos de Xenopus laevis, e sobre correntes iônicas em neurônios do gânglio da raiz dorsal, com o intuito de caracterizar os possíveis mecanismos moleculares envolvidos na sua ação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA JUNIOR, WILSON ALVES; ZAHARENKO, ANDRE JUNQUEIRA; KAZUMA, KOHEI; PICOLO, GISELE; GUTIERREZ, VANESSA PACCIARI; DE FREITAS, JOSE CARLOS; KONNO, KATSUHIRO; CURY, YARA. Peripheral 5-HT3 Receptors Are Involved in the Antinociceptive Effect of Bunodosine 391. TOXINS, v. 10, n. 1, . (13/07467-1, 11/01183-6, 09/08089-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA JÚNIOR, Wilson Alves. Caracterização do efeito do BDS 391, um composto analgésico, sobre receptores 5-HT3 e canais iônicos.. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.