Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos mecanismos de endurecimento por precipitação em liga de alumínio por difração de elétrons retroespalhados e processamento digital de imagens, sob diferentes condições de pré-deformação a frio

Processo: 11/00403-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2011
Vigência (Término): 30 de abril de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial
Pesquisador responsável:Luis Rogerio de Oliveira Hein
Beneficiário:Pietro Carelli Reis de Oliveira Caltabiano
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Assunto(s):Precipitação   Metalografia   Processamento digital de imagens   Ligas de alumínio

Resumo

A presente proposta visa desenvolver metodologias baseadas no processamento digital de imagens para análise quantitativa do nível de encruamento de uma liga de alumínio em função do seu grau de texturização morfológica e cristalográfica, avaliando a influência do acúmulo local de energia na formação (tamanho e distribuição) de precipitados e seus efeitos sobre os mecanismos de encruamento posteriores à precipitação. Visa, principalmente, propor um parâmetro, baseado em medidas do processamento digital e análise de imagens, para estimar o grau de texturização cristalográfica usando um microscópio óptico, para reduzir os custos de otimização de processos de tratamento termomecânico. A metodologia proposta contempla: a realização de tratamentos termomecânicos a partir de uma liga de alumínio da série AA-7xxx, em condições selecionadas por planejamento de experimentos; análise microestrutural por microscopia óptica, eletrônica de varredura e microscopia de força atômica; análise cristalográfica por difração de elétrons retroespalhados; ensaios mecânicos; desenvolvimento de rotinas de processamento digital de imagens; e análise estatística dos dados. A inovação desta proposta consiste no desenvolvimento de um método de processamento e análise de imagens digitais obtidas por microscopia óptica para reduzir os custos de estudos cristalográficos por difração de elétrons retroespalhados, para estudos sobre o encruamento por deformação e precipitação em ligas metálicas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA HEIN, LUIS ROGERIO; DE OLIVEIRA, JOSE ALBERTO; DE CAMPOS, KAMILA AMATO; REIS DE OLIVEIRA CALTABIANO, PIETRO CARELLI. Extended depth from focus reconstruction using NIH ImageJ plugins: Quality and resolution of elevation maps. MICROSCOPY RESEARCH AND TECHNIQUE, v. 75, n. 11, p. 1593-1607, . (11/01835-3, 11/00403-2, 10/08330-1, 11/01042-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CALTABIANO, Pietro Carelli Reis de Oliveira. Caracterização morfológica e microestrutural da liga AA7075 por microscopia correlativa e processamento digital de imagens. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Engenharia. Guaratinguetá Guaratinguetá.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.