A sogra que foge: mulheres cômicas e seus conflitos em Hecyra
O Mercador de Plauto e a crítica à base político-social romana através das persona...
Processo: | 10/20403-4 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Doutorado |
Data de Início da vigência: | 01 de maio de 2011 |
Data de Término da vigência: | 31 de dezembro de 2014 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Clássicas |
Pesquisador responsável: | Isabella Tardin Cardoso |
Beneficiário: | Carol Martins da Rocha |
Instituição Sede: | Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil |
Bolsa(s) vinculada(s): | 12/21554-1 - Bestiário feminino e discurso das mulieres plautinae, BE.EP.DR |
Assunto(s): | Linguagem Fabula palliata Plauto Mulheres Comédia Estudos de gênero |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Comédia | Estudos de Gênero | fabula palliata | Linguagem | mulheres | Plauto | Drama Antigo |
Resumo Das 21 peças de Plauto (III-II a.C.) que nos chegaram, apenas duas (Captiui e Pseudolus) não têm mulheres entre seus personagens. Assim, é inegável que, ao menos numericamente, a presença feminina é uma constante nos textos do poeta. Superada a tendência de, na híbrida fabula palliata, buscar-se de modo muito imediato um retrato ipsis litteris da mulher na sociedade grega ou romana antiga, a atenção das pesquisas que tratam do tema tem se direcionado às convenções do texto plautino. Contudo, por um lado, o reconhecimento da preferência do poeta por uma representação caricata (bem mais do que a encontrada nos demais autores da palliata e nea transmitidos) acaba por apagar sutilezas da composição de personagens a cada comédia plautina. Por outro, a constatação da escassez de falas de mulheres e do desaparecimento de personagens femininos no decorrer da ação, leva a uma conclusão apressada sobre sua pouca importância no enredo ou na obra como um todo. Esse é um dos fatores que nos faz perceber a ausência de sistematização sobre a linguagem feminina e sobre o discurso (sobre o) feminino em Plauto. A apreciação desses aspectos, por meio de detecção de constantes e contrastes na caracterização dos personagens, não prescinde de observar seus efeitos poéticos. Para a leitura do que as mulheres falam ou calam, bem como do que se fala e se cala delas, estudos mais modernos sobre gênero no âmbito da literatura clássica serão levados em conta à medida que contribuírem para nossa apreciação do texto do autor antigo. Dessa forma tem-se como objetivo obter um panorama da linguagem feminina e da visão de mulher apreensível na comédia de Plauto. | |
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