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Automatização do teste estrutural de software de veículos autônomos para apoio ao teste de campo

Processo: 11/02515-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Paulo Cesar Masiero
Beneficiário:Vânia de Oliveira Neves
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Veículos autônomos   Sistemas embarcados   Engenharia de software
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Geração de dados de teste | Sistemas Embarcados | Teste estrutural | Teste estrutural de veículos autônomos | Veículos autônomos | Engenharia de Software

Resumo

Veículo autônomo inteligente (ou apenas veículo autônomo -- VA) é um tipo de sistema embarcado que integra componentes físicos (hardware) e computacionais (software). Sua principal característica é a capacidade de locomoção e de operação de modo semi ou completamente autônomo. A autonomia cresce com a capacidade de percepção e de deslocamento no ambiente, robustez e capacidade de resolver e executar tarefas lidando com as mais diversas situações (inteligência). Veículos autônomos representam um tópico de pesquisa importante e que tem impacto direto na sociedade. No entanto, à medida que esse campo avança alguns problemas secundários aparecem como, por exemplo, como saber se esses sistemas foram suficientemente testados. Uma das fases do teste de um VA é o teste de campo, em que o veículo é levado para um ambiente pouco controlado e deve executar livremente a missão para a qual foi programado. Ele é geralmente utilizado para garantir que os veículos autônomos mostrem o comportamento desejado, mas nenhuma informação sobre a estrutura do código é utilizada. Pode ocorrer que o veículo (hardware e software) passou no teste de campo, mas trechos importantes do código nunca tenham sido executados. Durante o teste de campo, os dados de entrada são coletados em logs que podem ser posteriormente analisados para avaliar os resultados do teste e para realizar outros tipos de teste offline. Este trabalho tem como principal objetivo a investigação do teste estrutural em veículos autônomos. Para isso, deverão ser identificados os pontos problemáticos e buscar soluções que passam pela definição de estratégias de teste e criação ou adaptação de critérios de teste estrutural bem como ferramentas de apoio.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NEVES, Vânia de Oliveira. Automatização do teste estrutural de software de veículos autônomos para apoio ao teste de campo. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/SB) São Carlos.

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