Busca avançada
Ano de início
Entree

Representação e práticas identitárias de aprendizes e professores no discurso veiculado em séries didáticas para ensino de inglês para crianças

Processo: 11/00078-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2011
Vigência (Término): 30 de setembro de 2011
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Maria de Fátima Silva Amarante
Beneficiário:Hellen Caroline de Castro Ishida
Instituição-sede: Faculdade de Letras. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do discurso   Ensino de língua estrangeira   Aprendizagem de língua estrangeira

Resumo

Com o objetivo de analisar as práticas identitárias constituídas pela representação de crianças aprendizes e professores marcadas no discurso de e sobre o ensino de inglês para crianças, será adotada a perspectiva qualitativo interpretativista da Análise do Discurso de Linha Francesa. O corpus da pesquisa está delimitado ao discurso educacional e ao discurso pedagógico veiculado em duas séries didáticas nacionais, sendo uma publicada por editora nacional e outra por editora estrangeira, de modo a verificar se há confluência das representações que estão nesse discurso inscritas. Primeiramente, faremos a análise bibliográfica para construir a base teórico-metodológica para a análise da materialidade linguística do discurso, que será empreendida à luz de suas condições de produção e com uso de instrumento de análise que dê conta dos procedimentos de delegação e ancoragem próprios da representação. Espera-se o desenvolvimento de habilidades do pesquisador em formação e a produção e divulgação de conhecimento científico que seja relevante para subsidiar reflexões acerca das práticas identitárias que são constituídas nas e pelas representações que os enunciadores têm de professores e crianças aprendizes de inglês como língua estrangeira, de modo a agir discursivamente sobre a governamentalidade que os discursos educacional e pedagógico instituem e que, no cenário contemporâneo, são premidas pelo avanço do processo de globalização. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)