Busca avançada
Ano de início
Entree

Potenciais Relacionados a Eventos na Tomada de Decisão Lexical em Sujeitos com Dislexia do Desenvolvimento

Processo: 10/17123-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2011
Vigência (Término): 31 de maio de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Fisiológica
Pesquisador responsável:Elizeu Coutinho de Macedo
Beneficiário:Darlene Godoy de Oliveira
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Leitura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:dislexia do desenvolvimento | Leitura | Potenciais Relacionados a Eventos | Tomada de Decisão Lexical | Estudo de Potenciais Relacionados a Eventos na Leitura

Resumo

A Dislexia do Desenvolvimento tem como déficit principal o reconhecimento eficaz de palavras, sendo este um processamento cognitivo complexo decorrente de habilidades perceptuais, lingüísticas e etapas posteriores de integração. Medidas de potenciais relacionados a eventos obtidos com EEG de alta densidade permitem analisar, com alta precisão temporal, a atividade cerebral de pessoas com dislexia do desenvolvimento em tarefas de tomada de decisão lexical. De fato, crianças e adultos com dislexia do desenvolvimento, apresentam padrão de latência e amplitude de potenciais concernentes a diferentes etapas do processamento perceptual, ortográfico e semântico para o reconhecimento de palavras. Tais padrões apontam para déficits básicos, bem como o uso de mecanismos compensatórios e/ou ineficientes de leitura. O presente projeto de pesquisa tem como objetivos mensurar e comparar o padrão de potenciais cognitivos relacionados a evento de crianças (Estudo 1) e adultos (Estudo 2) com e sem dislexia durante tarefas de leitura de palavras e de Tomada de Decisão Lexical. Participarão do Estudo 1, vinte crianças e adolescentes com diagnóstico de dislexia do desenvolvimento com idade entre 9 e 14 anos e vinte controles boas leitoras pareadas por sexo, idade e escolaridade. Participarão do Estudo 2, vinte universitários com idade entre 18 e 30 anos diagnosticados com dislexia do desenvolvimento e vinte bons leitores pareados por sexo, idade e escolaridade. Todos os participantes serão submetidos a uma bateria de testes neuropsicológicos e a testes computadorizados de leitura e escrita. Para o registro eletrofisiológico dos potenciais evocados será utilizado o equipamento de EEG de alta densidade Geodesic EEG System 300 com o EGI Net Station e o HydrogelCel Geodesics, que contém 128 eletrodos posicionados no couro cabeludo. Será também utilizado o software E-Prime para sincronização da apresentação dos estímulos com a coleta do EGG. A tarefa será composta por uma Prova de Decisão Lexical. Os estímulos psicolingüísticos das tarefas estão balanceados conforme as propriedades psicolingüísticas do Português (freqüência, regularidade e comprimento). Para análise dos resultados, serão conduzidas ANOVA, ANCOVA, testes-t e correlações de Pearson a fim de verificar as diferenças entre os padrões dos grupos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, PATRICIA B.; UEKI, KAREN; OLIVEIRA, DARLENE G.; BOGGIO, PAULO S.; MACEDO, ELIZEU C.. Early Stages of Sensory Processing, but Not Semantic Integration, Are Altered in Dyslexic Adults. FRONTIERS IN PSYCHOLOGY, v. 7, . (10/17123-0, 13/21826-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.