Busca avançada
Ano de início
Entree

Atividade do reflexo intermembros em individuos tetraplegicos pos lesao medular que utilizam estimulacao eletrica neuromuscular nos membros superiores.

Processo: 10/52598-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2011
Vigência (Término): 21 de outubro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Alberto Cliquet Junior
Beneficiário:Fernanda Beinotti
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Estimulação elétrica

Resumo

Uma das principais dificuldades dos indivíduos tetraplégicos é na realização dos movimentos dos membros superiores, porém o movimento dos braços durante a caminhada é causado por uma atividade muscular e não simplesmente por movimento pendular passivo (Frigon, 2004), acreditando que a coordenação intermembros é o resultado de ligações neurais que conectam redes cervicais e lombossacrais (Dietz, 2002). Por isso, o objetivo do estudo é analisar a resposta da atividade do reflexo intermembros nos membros inferiores, em indivíduos tetraplégicos pós lesão medular, que utilizam estimulação elétrica neuromuscular nos membros superiores. O estudo constará de dois grupos. Quinze indivíduos constituirão o grupo experimental, onde serão avaliados pelo protocolo da American Injury Association - ASIA, a Escala Modificada de Ashworth, a Medida de Independência Funcional (MIF) e teste de alcance funcional modificado e a eletromiografia dos membros inferiores que será sempre realizada antes e após o treinamento. Após primeira avaliação o grupo experimental realizará uma vez por semana, durante um ano, treinamento de alcance e preensão através da EENM, com duração de 20 minutos cada. Durante o alcance será fornecida assistência da EENM nos músculos bíceps e tríceps braquial, extensores do punho e dedos. Onde serão reavaliados após 6 meses do início e ao término do tratamento. O segundo grupo (controle) será composto por indivíduos saudáveis, que serão submetidos à análise eletromiográfica, no momento da inclusão na pesquisa, após 6 meses e um ano. O teste eletromiográfico destes indivíduos será realizado para comparar as diferenças nas respostas entre os indivíduos saudáveis e os lesados medulares. Espera-se que a estimulação elétrica neuromuscular nos membros superiores, utilizada na reabilitação, possa propiciar uma melhora no padrão dos membros inferiores, conseqüentemente influenciando na melhora da reabilitação dos membros inferiores e na qualidade de vida dos pacientes tetraplégicos (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)