Busca avançada
Ano de início
Entree

Blogs sobre ensino de inglês para crianças: representação e práticas identitárias de professores e alunos

Processo: 11/00076-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Maria de Fátima Silva Amarante
Beneficiário:Patrícia Oraggio
Instituição Sede: Faculdade de Letras. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do discurso   Blogs   Ensino de língua estrangeira   Aprendizagem de língua estrangeira   Educação a distância
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Discurso | Eic | Ensino a Distância | Identidade | Representação | Análise do Discurso

Resumo

Com o objetivo de refletir sobre as práticas identitárias constituídas por representações de crianças aprendizes e professores inscritas no discurso produzido em blogs alocados em sites que tratam de ensino de inglês para crianças, examinaremos blogs selecionados no endereço eletrônico: http://www.inglesonline.com.br/category/ingles-para-criancas/P5/. Utilizando base teórico-metodológica da Análise do Discurso de Linha Francesa, será realizada uma pesquisa qualitativo-interpretativista em que será analisará a materialidade linguística do discurso à luz de suas condições de produção, com uso de instrumento de análise que contemple os procedimentos de ancoragem e delegação próprios da representação. Além da determinação das práticas identitárias de crianças e professores envolvidos no ensino de inglês, os resultados esperados são o desenvolvimento de habilidades próprias ao pesquisador em formação, a produção e divulgação de conhecimento científico que seja relevante para o melhor entendimento dos sujeitos educacionais e de seus discursos, o que é essencial para que se possa agir sobre os regimes de governamentalidade instituídos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)