Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel e os mecanismos de regulação dos fatores de transcrição Sf-1 e Lrh-1 em culturas de células de tumores da suprarrenal humana

Processo: 10/00771-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Claudimara Ferini Pacicco Lotfi
Beneficiário:Monica Malheiros França
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Regulação da expressão gênica   Receptores citoplasmáticos e nucleares   Endocrinologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:(LRH-1) homólogo do receptor do fígado -1 | Receptores nucleares | Regulação gênica | (SF-1) fator esteroidogênico 1 | Tumor Adrenal | Endocrinologia

Resumo

Os receptores nucleares LRH-1 e SF-1 estão envolvidos com a regulação da esteroidogênese nas gônadas e adrenais e com a proliferação em diferentes tipos celulares. Os mecanismos de atuação desses fatores de transcrição e o papel de seus reguladores Dax-1, SHP, USF e Pod-1 no efeito proliferativo tumoral não estão bem estabelecidos. Sendo assim, analisaremos o papel de SF-1 e LRH-1 no processo tumoral da suprarrenal humana. Para comprovação dessa hipótese, utilizaremos as linhagens de células tumorais NCI-H295 e Y-1, e de determinadas culturas de células de tumores adrenais humanos (adenoma e carcinoma) obtidos no nosso laboratório e que são provenientes de fragmentos de tumores de pacientes. Esses diferentes tipos celulares serão transfectados com plasmídeos contendo a sequencia de Pod-1 para testarmos a importância do controle desse fator de transcrição sobre a expressão de SF-1 e LRH-1. A análise da expressão gênica e protéica dos fatores de transcrição e seus reguladores será realizada através de PCR quantitativo e "imunoblotting" nas linhagens e culturas de células que estarão ou não transfectadas com Pod-1. O efeito biológico da ação de Pod-1 nos diferentes tipos celulares será analisado através da análise da proliferação por MTS assay. Além disso, analisaremos a interação de Pod-1 no promotor de Sf-1 e Lrh-1 através de ensaios de imunoprecipitação de cromatina (ChIP assay). O melhor entendimento do mecanismo molecular e bioquímico envolvido no processo de progressão da doença se faz importante considerando-se a baixa sobrevida dos pacientes com carcinoma adrenal e a alta incidência de tumores adrenais pediátricos no Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCA, MONICA MALHEIROS; LERARIO, ANTONIO M.; FRAGOSO, MARIA CANDIDA B. V.; PACICCO LOTFI, CLAUDIMARA FERINI. New evidences on the regulation of SF-1 expression by POD1/TCF21 in adrenocortical tumor cells. Clinics, v. 72, n. 6, p. 391-394, . (12/21839-6, 10/00771-9)
FRANCA, M. M.; ABREU, N. P.; VRECHI, T. A. M.; LOTFI, C. F.. POD-1/Tcf21 overexpression reduces endogenous SF-1 and StAR expression in rat adrenal cells. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 48, n. 12, p. 1087-1094, . (12/19512-9, 10/00771-9, 12/21839-6, 11/01031-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FRANÇA, Monica Malheiros. O papel do fator de transcrição POD-1 na regulação de SF-1 e LRH-1 em células tumorais da suprarrenal humana.. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.