Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação de Modelagem Molecular e de formalismo de CAMD (computer-Aided Molecular Design) na elucidação do mecanismo de ação de inibidores de metaloproteinases de matriz.

Processo: 10/19142-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Bioquímica e Molecular
Valor Concedido/Desembolsado (R$): 170.801,13 / 170.801,13
Pesquisador responsável:Silvia Berlanga de Moraes Barros
Beneficiário:Kely Medeiros Turra
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Simulação de dinâmica molecular   Simulação de acoplamento molecular   Melanoma   Modelagem molecular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dinâmica Molecular | Docking | melanoma | Modelagem molecular | 4-nerolidilcatecol | Química- Farmacêutica

Resumo

O melanoma cutâneo, que é a forma mais agressiva de câncer de pele, constitui relevante problema de saúde pública mundial e sua incidência tem crescido rapidamente nos últimos anos, inclusive no Brasil. As terapias disponíveis para o estágio avançado de melanoma, contudo, estão longe de serem satisfatórias e eficazes, tendo em vista que esta neoplasia é refratária à maioria dos quimioterápicos disponíveis e que os fármacos utilizados em seu tratamento apresentam elevada toxicidade e pouca eficácia, sobretudo quando a doença se encontra na forma metastática. Frente à carência de alternativas terapêuticas efetivas, o desenvolvimento de novos fármacos para combater esta neoplasia se faz necessário. Compostos capazes de inibir a atividade de metaloproteinases de matriz, de modular a apoptose celular e de regular o sistema redox intracelular constituiriam agentes terapêuticos promissores.De acordo com estudos realizados por Ropke et al. (2006) e Brohem et. al. (2009), a utilização do composto de origem natural 4-nerolidilcatecol (4-NC), isolado de plantas do gênero Pothomorphe, apresentou resultados positivos para o tratamento do melanoma. O 4-NC foi capaz de atuar em várias etapas bioquímicas importantes envolvidas na progressão desta doença, entretanto, o seu mecanismo de ação em nível molecular ainda não está completamente elucidado.O presente projeto de pesquisa propõe a aplicação de métodos de modelagem molecular e de formalismos do CAMD (Computer-Aided Molecular Design) para gerar modelos de interação entre o 4-NC e as enzimas envolvidas no desenvolvimento de metástases no melanoma cutâneo, mapear o sítio de interação destes alvos e, conseqüentemente, propor o mecanismo de ação do 4-NC.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TURRA, KELY MEDEIROS; RIVELLI, DIOGO PINEDA; DE MORAES BARROS, SILVIA BERLANGA; MESQUITA PASQUALOTO, KERLY FERNANDA. Predicting Novel Antitumor Agents: 3D-Pharmacophore Mapping of beta-N-biaryl Ether Sulfonamide-Based Hydroxamates as Potentially MMP-2 Inhibitors. MOLECULAR INFORMATICS, v. 33, n. 9, p. 573-587, . (10/19142-1)
TURRA, KELY MEDEIROS; RIVELLI, DIOGO PINEDA; DE MORAES BARROS, SILVIA BERLANGA; MESQUITA PASQUALOTO, KERLY FERNANDA. Constructing and Validating 3D-pharmacophore Models to a Set of MMP-9 Inhibitors for Designing Novel Anti-melanoma Agents. MOLECULAR INFORMATICS, v. 35, n. 6-7, p. 238-252, . (10/19142-1)
TURRA, KELY MEDEIROS; MESQUITA PASQUALOTO, KERLY FERNANDA; DE MORAES BARROS, SILVIA BERLANGA. A novel set of ss-N-biaryl ether sulfonamide hydroxamates as potential MMPs inhibitors: Molecular dynamics simulations and molecular properties evaluation. International Journal of Quantum Chemistry, v. 112, n. 20, SI, p. 3374-3389, . (10/19142-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TURRA, Kely Medeiros. Aplicação de modelagem molecular e de formalismo do CAMD (Computer-Aided Molecular Design) na elucidação do mecanismo de ação de inibidores de metalopropteinases de matriz. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.