Bolsa 10/52382-6 - Estética (filosofia), Ética (filosofia) - BV FAPESP
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Linguagens artísticas em Gerd Bornheim

Processo: 10/52382-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia
Pesquisador responsável:Olgária Chain Féres Matos
Beneficiário:Gaspar Leal Paz
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/01202-3 - Linguagens artísticas em Gerd Bornheim, BE.EP.PD
Assunto(s):Estética (filosofia)   Ética (filosofia)   Teatro   Música
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estetica | Etica | Gerd Bornheim | Lingiagens Artisticas | Musica | Teatro

Resumo

Este projeto tem como fio condutor as interpretações de linguagens artísticas em Gerd Bornheim (1929-2002). A ênfase de abordagem recai sobre as instâncias estéticas, éticas e políticas presentes na obra do autor. Trata-se, portanto, de ressaltar em sua pesquisa a convergência entre as linguagens artísticas (sobretudo o teatro e a música) mediante a observância de temas referentes à linguagem enquanto fenômeno de expressão e a crítica da normatividade estética e ética. Tais perspectivas serão aprofundadas em consonância com atividades de manutenção, digitalização e pesquisa em acervo pessoal de Gerd Bornheim, objetivando a viabilização de publicações e disponibilização pública de tais documentos. Diante desse contexto sublinhamos as leituras de Bornheim das obras de Merleau-Ponty e especialmente as de Sartre, cuja análise ele dedicou dois livros pioneiros, artigos, entre outros. Às idéias sartrianas, enfáticas no conflito intersubjetivo, Bornheim contrasta os posicionamentos de Merleau-Ponty sobre a origem poética da linguagem. Tal intencionalidade é reivindicada por meio da crítica ao cogito cartesiano e o privilégio ao "pensamento" e à "consciência". Desse quadro, segundo Bornheim, se desestabilizam as funções das artes; surge a crítica artística, e passa-se a questionar a normatividade estética. Interessa-nos, assim, uma espécie de mapeamento ou inventário de significações, marcando a recepção da obra de Gerd Bornheim em diversos meios. (AU)

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