Busca avançada
Ano de início
Entree

Shenipabu Miyui: literatura e mito

Processo: 10/08391-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária
Pesquisador responsável:Karin Volobuef
Beneficiário:Érika Bergamasco Guesse
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Narrativa

Resumo

Diante da potencial contribuição indígena para o cenário cultural e literário brasileiro e tendo em vista a escassez de estudos acadêmicos voltados à compreensão das narrativas e criações poéticas que têm o índio como autor/criador (principalmente na região Sudeste do Brasil), o presente projeto de pesquisa tem por objetivo fazer uma análise de um grupo de doze narrativas, contidas na obra "Shenipabu Miyui" (elaborada entre 1989 e 1995). As narrativas são de autoria coletiva dos índios Kaxinawá (dado que elas são provenientes da tradição oral) e o volume foi organizado pelo professor indígena Joaquim Mana Kaxinawá. As narrativas míticas que compõem a obra foram narradas em versões tanto na língua indígena Kaxinawá quanto em língua portuguesa, sendo, nesse caso, contadas por índios que dominavam a "língua dos brancos". A presente pesquisa pretende trabalhar apenas com essas últimas - as quais foram narradas pelos próprios indígenas em português. A pesquisa abrangerá basicamente quatro tópicos: a) estudo do mito, visando-se principalmente suas especificidades enquanto matéria cultural e literária; b) discussão sobre a configuração do que poderíamos chamar de literatura indígena contemporânea; c) estudo dos mitos indígenas (que passam por um processo de migração da oralidade para a escrita, de modo a favorecer a conservação de suas histórias e costumes); e) análise das narrativas míticas, compostas em português, de "Shenipabu Miyui", considerando esses textos enquanto realização literária ou estética. Entendemos que nossa pesquisa poderá trazer importante contribuição aos estudos de literatura brasileira ao focalizar um veio muito pouco estudado (e mesmo conhecido!) da produção contemporânea: o universo narrativo indígena, que busca sua identidade estética e cultural nas antigas tradições autóctones, mas também dentro do perímetro da língua portuguesa.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GUESSE, Érika Bergamasco. Shenipabu Miyui : literatura e mito. 2014. 425 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.