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Ensino e consultoria colaborativa: alternativa às escolas públicas municipais que incluem alunos com déficit intelectual

Processo: 10/05784-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Maria Amélia Almeida
Beneficiário:Danúsia Cardoso Lago
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Inclusão escolar   Educação especial   Deficiência intelectual
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Deficiencia intelectual | Educação Especial | Ensino e Consultoria Colaborativa | inclusão escolar | Educação Especial

Resumo

ENSINO E CONSULTORIA COLABORATIVA: ALTERNATIVA ÀS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS QUE INCLUEM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUALResumo: Alguns estudos apontam o Ensino e Consultoria Colaborativa como uma das alternativas às escolas comuns que incluem alunos com Necessidades Educacionais Especiais - NEEs. O presente estudo caracteriza-se como pesquisa participativa com abordagem qualitativa e, o estudo de caso como método de coleta de dados. Tem por objetivo implementar e avaliar um Programa de Ensino e Consultoria Colaborativa aos professores da rede pública municipal de duas regiões do país que atendem alunos com deficiência intelectual - DI. Participarão do estudo quatro professores da rede regular de ensino, alunos com DI e seus respectivos pais ou responsáveis, os demais alunos da turma e a pesquisadora/consultora. A coleta de dados será desenvolvida em escolas da rede pública municipal de uma cidade do interior do Estado de São Paulo e de uma cidade do interior da Bahia. Para coleta de dados, serão utilizados: questionário de identificação pessoal e profissional e roteiro de entrevista semi-estruturada aplicado aos professores/participantes no início/término do estudo; Prova das quatro palavras e uma frase e Método Horizontes aplicado pela pesquisadora/consultora nos alunos com DI no início/término do estudo; Roteiro de Observação do Aluno - ROA com registros da professora do ensino comum e roteiro de observação da pesquisadora. Os dados dos alunos serão analisados individualmente e as entrevistas com as professoras serão registradas em áudio e submetidas à análise do conteúdo. Espera-se que o Atendimento Educacional Especializado - AEE possa contribuir com a inclusão escolar de alunos com DI, bem como subsidiar o trabalho dos professores que atendem alunos com deficiência por meio do Ensino e Consultoria Colaborativa.Palavras-chave: Ensino e Consultoria Colaborativa. Inclusão Escolar. Deficiência Intelectual.

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