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A influência da música e da dança na habilidade comunicativa do surdo.

Processo: 10/17290-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Cilmara Cristina Alves da Costa Levy
Beneficiário:Carla Aparecida Thomazinho
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Dança   Surdez   Música   Audiologia educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:dança | música | Surdez | Audiologia educacional

Resumo

O surdo reage à música e expressa sua musicalidade, ou seja, o surdo tem um papel de igualdade com qualquer ouvinte, pois é um ser humano, vivo e totalmente capaz de reagir a uma música e demonstrar o seu ritmo, por meio da vibração que o corpo é capaz de captar e conduzir (Haguiara-Cervellini, 2003). Para o surdo, o ritmo permite conhecer uma música não audível, percebê-la, compreende-la e responde-la corporalmente, ou seja, dançando (Fux, 1983). O uso de aparelhos de amplificação sonora facilita a percepção do mundo sonoro, mas não é exclusivamente por esta via que o sujeito surdo pode ter acesso ao som. Por todo seu corpo é possível captar as vibrações das ondas sonoras. Estas podem ser percebidas pela pele e pelos ossos.Em virtude da vinculação entre a música e a dança, é indispensável o estudo do movimento do corpo por meio da expressão musical. Como a surdez é uma condição que afeta principalmente a comunicação do indivíduo, a dança pode representar um modo de ampliação das possibilidades expressivas dos surdos, já que se baseia em outro tipo de linguagem: a corporal, que poderá também auxiliá-los no desempenho das habilidades da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).Considerando tudo o que foi abordado até o momento, surgiram alguns questionamentos que situam o problema desta pesquisa, ou seja, o uso da música e da dança para o surdo. Será que ambas podem atuar positivamente no desenvolvimento de linguagem de indivíduos surdos? Quais os benefícios que ambas podem trazer de forma integral? Que mudanças podem gerar no modo do surdo ver a si mesmo e as que podem promover no meio em que ele vive? O quanto podem contribuir no seu desempenho da LIBRAS, bem como na melhora das interações sociais e da comunicação interferindo positivamente na qualidade de vida social e comunicativa?O objetivo do presente estudo tem como foco avaliar a influência da música e da dança no desenvolvimento da LIBRAS de indivíduos surdos e verificar os benefícios que ambas podem trazer à qualidade de vida social e comunicativa desta população.

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