Triagem auditiva neonatal: estudo da efetividade e indicadores de qualidade
Comparação dos indicadores de risco para surdez com resultados de testes audiológicos
Processo: | 10/17888-6 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Vigência (Início): | 01 de janeiro de 2011 |
Vigência (Término): | 31 de dezembro de 2011 |
Área do conhecimento: | Ciências da Saúde - Fonoaudiologia |
Pesquisador responsável: | Cilmara Cristina Alves da Costa Levy |
Beneficiário: | Angélica Vieira Adduci |
Instituição Sede: | Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho. São Paulo , SP, Brasil |
Assunto(s): | Audiologia Informática Audição Linguagem |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | audição | Informática | Linguagem | Audiologia |
Resumo A audição constitui-se em um pré-requisito para a aquisição e o desenvolvimento da linguagem oral. Assim, a pessoa surda precisa desenvolver outra forma de comunicação, além desta que está comprometida e para isso existem diferentes abordagens de trabalho. Estes métodos podem ser: oralistas, comunicação total e o bilingüismo que se utiliza da LIBRAS como primeira língua com a produção oral ou escrita como segunda língua. A terapia proporciona o resultado esperado quando o trabalho realizado é interessante na visão da criança. A maioria das crianças se diverte brincando e o computador é uma ferramenta presente na vida de muitas delas. No caso de crianças surdas a criação de um software pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades auditivas e na comunicação, sendo mais interessante quando utilizada de forma lúdica, o que faz a criança manter a atenção, aumenta sua motivação e participação. Sendo assim, a escolha do tema foi motivada pelo interesse em descobrir como a tecnologia pode ser utilizada pela fonoaudiologia em outros casos, além dos tradicionais distúrbios de leitura e escrita. O objetivo deste estudo é a elaboração e aplicação de um software em crianças surdas bilíngües. O software será composto por: jogos, vídeos, letras de músicas e um programa de karaokê, podendo ser modificado no decorrer das terapias. O software será aplicado em cinco crianças, na faixa etária de sete a doze anos e espera-se como resultado que após a avaliação e terapia realizadas com o software, no momento da reaplicação seja obtido maior desenvolvimento. | |
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