Busca avançada
Ano de início
Entree

Conhecimento e uso da anticoncepção de emergência entre adolescentes estudantes do ensino médio do município de Arujá, São Paulo

Processo: 10/14228-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 30 de setembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Pesquisador responsável:Ana Luiza Vilela Borges
Beneficiário:Christiane Borges Do Nascimento Chofakian
Instituição-sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde sexual e reprodutiva   Anticoncepção   Anticoncepcionais pós-coito   Comportamento sexual   Adolescentes   Ensino médio   Arujá (SP)

Resumo

As práticas contraceptivas na adolescência apresentam uma dinâmica própria, em que as decisões acerca do uso de algum método variam em função de uma série de elementos, como o conhecimento, a experiência sexual e o relacionamento vigente. Por conta de serem essencialmente solteiros, os adolescentes alternam os métodos de acordo com o tipo de relacionamento, seja ocasional ou estável, bem como ao longo deste. É justamente nos momentos de alternâncias e descontinuidades no uso de métodos que a anticoncepção de emergência pode surgir como opção para a prevenção de uma gravidez não planejada. Mesmo que já esteja disponível há alguns anos na rede pública e privada dos serviços de saúde no país, pouco se sabe sobre o seu conhecimento e uso. Assim, este estudo tem como objetivo analisar o conhecimento e uso da anticoncepção de emergência entre adolescentes estudantes do ensino médio no Município de Arujá, São Paulo. Para isto, será conduzido um estudo quantitativo do tipo transversal. A população de estudo constará de estudantes de 15 a 19 anos de idade que estejam matriculados em escolas públicas e privadas de Arujá e sejam solteiros. Os estudantes serão selecionados considerando uma amostragem estratificada por escolas e posteriormente por turmas, por meio de amostra probabilística (n=812). Todos os estudantes das turmas selecionadas serão convidados a participar do estudo preenchendo um questionário estruturado, pré-codificado e autoaplicado. A análise dos dados será realizada por regressão logística múltipla, tendo como variável dependente o conhecimento sobre a anticoncepção de emergência (incluindo todos os adolescentes) e o uso da anticoncepção de emergência (incluindo apenas os que iniciaram a vida sexual). As variáveis independentes dizem respeito às características sociodemográficas e ao comportamento sexual e contraceptivo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHRISTIANE BORGES DO NASCIMENTO CHOFAKIAN; ANA LUIZA VILELA BORGES; ELIZABETH FUJIMORI; LUIZA AKIKO KOMURA HOGA. Conhecimento sobre anticoncepção de emergência entre adolescentes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas. Cadernos de Saúde Pública, v. 30, n. 7, p. 1525-1536, . (10/14228-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CHOFAKIAN, Christiane Borges Do Nascimento. Conhecimento e uso da anticoncepção de emergência entre adolescentes estudantes do ensino médio. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem (EE/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.