Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise das realizações dos ditongos no português vernacular de São Tomé e Príncipe

Processo: 10/14574-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Língua Portuguesa
Pesquisador responsável:Gabriel Antunes de Araujo
Beneficiário:Alfredo Christofoletti Silveira
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fonologia   São Tomé e Príncipe   Vogais   Ditongo

Resumo

Neste projeto de pesquisa, pretendo analisar as realizações dos ditongos no português vernacular são-tomense (PVS), falado na ilha de São Tomé, a partir de um corpus de fala espontânea coletado em 2009 e 2010. Em 2011 será feita outra visita ao país para nova coleta de dados, utilizando-se de métodos que satisfaçam as necessidades deste projeto. Assim, o material base do corpus, gravado com falantes nativos conterá mais de oitenta horas de gravação. Embora seja uma variante transplantada do português, o português vernacular são-tomense difere do sistema europeu e dos demais dialetos do português. Tanto o aprendizado do português como L2 (por gerações passadas), posto que São Tomé e Príncipe é um país multilíngue, como a influência das línguas crioulas de base portuguesa faladas no país atualmente, podem ter influenciado a língua portuguesa vernacular de São Tomé. Para observar como esses fatores sociolinguísticos colaboram na realização dos ditongos, e também em outros processos fonológicos, na análise dos dados serão consideradas três variáveis sociais: idade, sexo e escolaridade; e cinco variáveis linguísticas: classe morfológica do item lexical, posição do ditongo no vocábulo, tonicidade, localização do ditongo na estrutura morfológica da palavra e contexto fonético adjacentes. Os resultados serão analisados seguindo os modelos teóricos sobre a sílaba e os ditongos (BISOL 1989, 1991, 1994) e os modelos teóricos da sociolinguística variacionista, como mencionados anteriormente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVEIRA, Alfredo Christofoletti. Ditongos no Português de São Tomé e Príncipe. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.