Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da histamina intra-amígdala na aquisição da aprendizagem e nos comportamentos emocionais de camundongos

Processo: 10/13362-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Fisiológica
Pesquisador responsável:Rosana Mattioli
Beneficiário:Fernanda Daher Pitta
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Comportamento de esquiva   Tonsila do cerebelo   Histamina   Labirinto em cruz elevado
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amígdala | Aprendizagem emocional | esquiva inibitória | histamina | Labirinto em cruz elevado | Psicobiologia

Resumo

Esse trabalho investigará o efeito da microinjeção intra-amígdala de histamina (HA) sobre a aquisição da aprendizagem e comportamentos emocionais de camundongos. Para tanto, os animais sofrerão procedimento cirúrgico para implantação bilateral de cânulas-guia 1 mm acima da amígdala. Após a recuperação, os animais receberão infusão pré-teste de HA nas doses de 0.1, 0.5 e 1.0 µg em volume de 0.1 µl ou salina 0.9%. Os camundongos serão submetidos ao labirinto em cruz elevado (LCE) e à caixa de esquiva inibitória (EI). Realizados em 2 dias consecutivos, ambos os experimentos consistem na exposição dos sujeitos ao equipamento (T1 ou aquisição) e, 24 h depois, na sua reexposição (T2 ou teste de retenção). Na EI, o eletrochoque será desencadeado apenas no treino de aquisição; a latência para entrada no animal no compartimento escuro será avaliado entre as sessões e seu aumento indicará aprendizagem da tarefa de esquiva. No LCE serão registradas as medidas convencionais: número de entradas e tempo nos braços abertos, fechados e na plataforma central, e suas respectivas porcentagens; e os índices etológicos esticar, mergulhar, levantar e imobilidade. O exame dos índices em T1 indicará o nível de ansiedade; EBA e TBA entre T1 e T2 serão medidas para inferir memória. Ao final, 7 grupos serão formados para cada modelo experimental: 1 SAL-SAL (controle), 3 HA-SAL e 3 HA-HA, considerando as 3 diferentes doses de HA. A análise histológica confirmará os sítios de injeções na amígdala. A estatística incluirá o teste de Levene para verificar homogeneidade de variância e ANOVA de duas vias, seguida pelo post-hoc de Student Newman-Keuls. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DAHER, FERNANDA; MATTIOLI, ROSANA. Impairment in the aversive memory of mice in the inhibitory avoidance task but not in the elevated plus maze through intra-amygdala injections of histamine. Pharmacology Biochemistry and Behavior, v. 135, p. 237-245, . (10/13362-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PITTA, Fernanda Daher. Histamina intra-amídala modula a memória aversiva de camundongos submetidos à esquiva inibitória, mas não à reexposição no LCE. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.