Busca avançada
Ano de início
Entree

REPRODUÇÃO DE PAPAGAIO-VERDADEIRO (Amazona aestiva) EM CATIVEIRO: PERFIL ANUAL DE ESTERÓIDES SEXUAIS E ENSAIO DE ESTÍMULO HORMONAL EXÓGENO

Processo: 10/06500-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:José Maurício Barbanti Duarte
Beneficiário:Mauricio Durante Christofoletti
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Hormônios esteroides gonadais   Hormônio liberador de gonadotropina   Endocrinologia

Resumo

O Brasil é o país com a maior diversidade de psitacídeos do mundo, abrigando 72 espécies reconhecidas, com 16 espécies presentes no "Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. O papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) se destaca por sua popularidade como animal de estimação, sendo coletado na natureza em grandes números para atender ao mercado ilegal de animais silvestres de estimação. Sua reprodução em cativeiro pode se tornar uma ferramenta para a conservação das populações na natureza, porém isso exige uma criação baseada em conhecimentos científicos e técnicas avançadas de reprodução. Atualmente estudos envolvendo fisiologia endócrina e manipulação hormonal de animais desta família são escassos. Sendo assim, pretende-se caracterizar os perfis endócrinos de esteróides sexuais de papagaios-verdadeiros em cativeiro , bem como avaliar o efeito da utilização de um análogo do GnRH para estímulo da reprodução. Para isso este estudo utilizará 24 aves da espécie Amazona aestiva, 10 fêmeas e 14 machos, pertencentes ao Criadouro da Brisa, situado em Jaboticabal. Dez casais serão acompanhados por um ano (Janeiro de 2011 a dezembro de 2011) para entendimento dos processos endócrinos que regem a reprodução da espécie por meio de amostras semanais de excretas. O monitoramento da atividade gonadal será feita de forma não invasiva através da mensuração de metabólitos dos esteróides sexuais das excretas dos machos (andrógenos) e das fêmeas (progestágenos). A partir dos dados obtidos neste período, serão formados 2 grupos, com 5 casais cada para a avaliação do efeito de um análogo ao GnRH na atividade reprodutiva. Um deles será considerado controle e o outro receberá o tratamento com um implante de análogo de GnRH, Acetato de Busserrelina (Suprefact® Depot). A atividade reprodutiva será acessada de todos os casais por observações de taxas de postura, fertilidade e eclodibilidade durante o período reprodutivo anual, além do monitoramento endócrino, afim de avaliar o efeito do uso do acetato de busserrelina na reprodução da espécie.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, RICARDO J. G.; CHRISTOFOLETTI, MAURICIO D.; BLANK, MARCEL H.; DUARTE, JOSE MAURICIO B. Urofecal steroid profiles of captive Blue-fronted parrots (Amazona aestiva) with different reproductive outcomes. General and Comparative Endocrinology, v. 260, p. 1-8, MAY 1 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.