Bolsa 10/12265-0 - Sociologia educacional, Direito de família - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Laços de famílias - o afeto, fundamento da educação familiar no contexto da responsabilidade parental.

Processo: 10/12265-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Agueda Bernardete Bittencourt
Beneficiário:Vinicius Parolin Wohnrath
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia educacional   Direito de família
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:direito de família | Direitos infanto-juvenis | Educação | Política normativa | Sociologia da educação | Sociologia da educação

Resumo

Esta investigação examinará as condições políticas e sociais que permitiram que o afeto intergeracional fosse debatido nas esferas políticas, alterando as características da autoridade parental nas últimas décadas. Para analisar o período entre 1988 e 2010 tomarei como fontes documentais as justificativas dos Projetos de Lei 700/07, 2285/07 e 4294/08, além de suas fundamentações: a Constituição Federal de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Para fazer a gênese desses Projetos de Lei, em tramitação no Congresso Nacional, e compreender seu discurso fundador, proponho mapear as trajetórias biográficas dos protagonistas dos grupos que produziram e fizeram circular esse discurso, delimitando assim as organizações nacionais e internacionais interessadas na reprodução ou transformação do conceito de família. Interessa-me saber como os afetos começaram a aparecer na literatura educacional, sociológica, jurídica, psicológica e, especialmente, política como garantia da criança; compreender como as organizações nacionais e internacionais de proteção à infância se relacionam com esse novo direito, e este com a estrutura jurídico-familiar contemporânea. Quais as redes e laços tecidos pelos grupos sociais comprometidos com a positivação do padrão de parentalidade baseado no afeto.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
WOHNRATH, Vinicius Parolin. Laços de família e expertise jurídica: uma análise da construção do direito dos filhos ao afeto. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.