Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do sistema de produção de cana-de-açúcar na qualidade da água em bacias hidrográficas

Processo: 10/18734-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia
Pesquisador responsável:Teresa Cristina Tarlé Pissarra
Beneficiário:Rodrigo Garcia Brunini
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Impactos ambientais   Degradação ambiental   Indústria agrícola   Recursos hídricos   Qualidade da água   Manejo do solo   Uso do solo   Cana-de-açúcar   Topografia   Sistema de informação geográfica (SIG)

Resumo

Os sistemas produtivos causam um grande impacto no meio, por um lado positivo na produção de alimentos e matérias primas para diversos fins, por outro lado, negativo, causando sérios danos ambientais. O principal objetivo desse projeto é avaliar o efeito do sistema produção agrícola de cana-de-açúcar no recurso hídrico em uma microbacia hidrográfica. Para tanto, serão avaliados parâmetros físico-químicos da água da rede de drenagem e analisado a condução do sistema produtivo de cana-de-açúcar durante todo o período de coleta de dados. Serão selecionadas quatro microbacias hidrográficas de 1ª ordem com nascentes protegidas por áreas de mata nativa, envoltas por atividades antrópicas (agrícola), predominando o sistema produtivo de cana-de-açúcar, e três microbacias hidrográficas de 1ª ordem com nascentes sem proteção por mata nativa, envoltas por atividades antrópicas (agrícola), predominando o sistema produtivo de cana-de-açúcar. As coletas de água serão feitas mensalmente, durante 12 meses. As análises serão realizadas in loco e em laboratórios específicos para análise de água. O uso/ocupação do solo será diagnosticado e analisado por tomadas fotográficas e levantamento das práticas agrícolas adotadas. Os resultados serão analisados estatisticamente, no intuito de discutir o impacto do manejo da condução do sistema produtivo de cana-de-açúcar no recurso hídrico da rede de drenagem protegida por mata e sem proteção natural. Um banco de dados digital dos resultados obtidos será elaborado no sistema de informação geográfica, com o intuito de integrar as informações com os mapas gerados das áreas, os quais serão as representações espaciais da informação. Esse procedimento permitirá a sobreposição dos temas no intuito de verificar as alterações decorrentes dos parâmetros da água, oferecendo subsídios para o planejamento ambiental e manejo integrado da microbacia.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)