Bolsa 10/18146-3 - Citogenética, Chiroptera - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do nucléolo e das estruturas nucleolares durante a divisão meiótica em morcegos das espécies Carollia perspicillata (Phyllostomidae) e Molossus rufus (Molossidae)

Processo: 10/18146-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Eliana Morielle Versute
Beneficiário:Larissa Cerdeira Troitino
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Citogenética   Chiroptera
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Chiroptera | FISH DNAr | Nucleologênese | Citogenética

Resumo

O presente projeto envolve o estudo comparativo da nucleologênese, através do emprego de marcações com nitrato de prata, hibridização in situ fluorescente com sonda de DNAr, marcações imunocitoquímicas e de microscopia eletrônica de transmissão, em espécies de morcegos pertencentes às famílias Molossidae e Phyllostomidae. O ciclo nucleolar, que se caracteriza por alterações na forma e tamanho dos nucléolos, em conseqüência do papel funcional dos vários domínios nucleolares, que desorganizam-se e reorganizam-se durante o ciclo, caracterizando o fenômeno denominado nucleologênese, que, apesar das diferentes abordagens, ainda é muito pouco entendido, principalmente na divisão meiótica. Assim, devido à escassez de informações e ao interessante e vasto campo de conhecimento que esses aspectos representam, a análise do comportamento dos subcompartimentos nucleolares, marcados com proteínas específicas, durante o ciclo nucleolar são interessantes. Uma vez que múltiplos fatores afetam a biologia dos morcegos, esses estudos auxiliarão no entendimento do mecanismo de nucleologênese em células meióticas e no impacto dos diferentes números de RONs nesse processo, assim como na obtenção de dados para a realização de análises filogenéticas mais robustas, contribuindo assim para o entendimento do relacionamento evolutivo dentro da ordem Chiroptera.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)