Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de soluções corantes na estabilidade de cor de resinas acrílicas para base de prótese total

Processo: 10/16962-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Marcelo Coelho Goiato
Beneficiário:Adhara Smith Nobrega
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Corantes   Prótese total   Polímeros (materiais)   Resinas acrílicas   Espectrofotometria
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:agentes corantes | cor | Polímeros | Prótese Total | Resina acrílica | Prótese Total

Resumo

A cor e a aparência estética das próteses totais são importantes fatores que caracterizam o uso dos materiais poliméricos. No entanto, a resina acrílica, largamente utilizada na confecção destas próteses, pode apresentar algumas desvantagens a longo prazo, como a instabilidade de cor. Uma vez que o consumo de bebidas e o uso de colutórios bucais podem resultar em instabilidade de cor das próteses totais removíveis, estas soluções potencialmente corantes devem ser consideradas na compatibilidade com as resinas acrílicas a fim de preservar ao máximo suas propriedades. Desta forma, o objetivo deste estudo será avaliar o efeito da termociclagem e da imersão em alimentos corantes e colutórios bucais, na estabilidade de cor de resinas acrílicas utilizadas em prótese totais removíveis. Quatro diferentes resinas acrílicas serão avaliadas: Onda Cryl, QC 20, Clássico e Lucitone. Para cada tipo de resina acrílica, 8 amostras serão submetidas a seis tipos de soluções corantes (Plax-Colgate, Listerine, Oral B, café, Coca-Cola e vinho tinto) e a imersão em saliva artificial (controle). As leituras de cor serão mensuradas por um espectrofotômetro, usando o sistema CIE Lab, antes e após a termociclagem, e após 1, 3, 24, 48 e 96 horas de imersão. O ensaio de termociclagem será realizado por 5.000 ciclos. Os dados obtidos serão submetidos ao teste de aderência à curva normal, sendo aplicado teste estatístico apropriado para a comparação dos valores médios de estabilidade de cor das amostras estudadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOIATO, MARCELO COELHO; NOBREGA, ADHARA SMITH; DOS SANTOS, DANIELA MICHELINE; ANDREOTTI, AGDA MAROBO; MORENO, AMALIA. Effect of different solutions on color stability of acrylic resin-based dentures. Brazilian Oral Research, v. 28, n. 2, p. 151-157, . (10/16962-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.