Busca avançada
Ano de início
Entree

Os saberes da experiência discente: um estudo de caso na educação física

Processo: 10/03863-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Samuel de Souza Neto
Beneficiário:Luciana Ceregatto
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores   Trajetórias de vida
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:formação de professores | saberes da experiência | trajetória de vida | Formação de professores

Resumo

No Brasil, somente a partir dos anos 1990 as pesquisas educacionais passaram a focalizar a prática docente e os saberes pedagógicos, colocando em cena o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores. Nesse contexto, passou-se a considerar o quanto o "modo de vida" pessoal está relacionado com o profissional. Tendo isso em vista, e partindo do pressuposto de que os estudantes reconhecem pelos saberes da experiência, nos docentes que marcaram suas vidas, valores e saberes que podem fundamentar sua prática social, objetivou-se (a) identificar os aspectos mais significativos das trajetórias de vida para a formação dos estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física de uma Universidade Pública Paulista, turma de 2008 - primeiro grupo a ser formado com a nova reestruturação curricular; (b) desvelar os diferentes aspectos que compõem o saber da experiência na prática desses estudantes; (c) elucidar os espaços sociais tidos como significativos da vida universitária para a formação inicial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, tendo como técnicas de coleta de dados a observação participante e a entrevista semi-estruturada e como técnica de análise dos dados a análise de conteúdo. Sendo que os participantes são os 21 alunos de licenciatura em Educação Física da UNESP - Rio Claro, primeira turma que se formou após a reestruturação curricular.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CEREGATTO, Luciana. Os saberes da experiência discente: um estudo de caso na educação física. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.