Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de um programa de resposta a intervenção (rti) para escolares com dificuldades de aprendizagem".

Processo: 10/19252-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Maria Amélia Almeida
Beneficiário:Andréa Carla Machado
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/23230-9 - Parceria e colaboração internacional como auxílio para educação inclusiva, BE.EP.DR
Assunto(s):Educação especial   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Consultoria | Educação Especial | formação de professores | Educação Especial

Resumo

O sistema de consultoria colaborativa apresenta-se como uma possibilidade de trabalho para auxiliar, colaborar e cooperar com os diversos protagonistas da rede de ensino: escola; professores; família e consultor-especialista, para atender a demanda de crianças em idade escolar com problemas de comportamento e de aprendizagem. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo verificar os efeitos de um programa de consultoria colaborativa desenvolvido por um profissional da Educação Especial junto às professoras do Ensino Básico público, as quais indicarão alunos que apresentarem Necessidades Especiais. Trata-se de uma pesquisa participativa, cujo caminho investigativo será qualitativo/quantitativo, com delineamento Pré-teste-intervenção-Pós-teste. Para tanto, os dados serão coletados por meio de dez instrumentos distribuídos entre os participantes: Alunos e seus pais, professores e o especialista/pesquisador(a). A consultoria procederá com um planejamento da intervenção, a partir do conhecimento das necessidades dos alunos participantes e das suas professoras; envolverá o estabelecimento de uma parceria com apoio sistemático entre os professores, em alguns dias da semana, além de atividades extra-classe de planejamento, reflexão sobre a prática, reuniões com familiares e estudo dirigidos. Os dados serão coletados na pré e pós-testagem e também durante o desenvolvimento do programa. Os dados quantitativos serão analisados de acordo critério específico do instrumento e aplicada à análise estatística descritiva. No entanto, os dados qualitativos serão analisados conforme as três etapas: a-) Pré-análise; b-) Exploração do material; c-) tratamentos dos dados, propostas pela Análise de Conteúdo. Os dados obtidos no pré e pós-teste serão comparados para verificar a efetividade das atividades desenvolvidas durante a consultoria prestada. Esse estudo pretende contribuir para a área de Educação Especial constituindo-se num tema importante para a prática educacional.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)