Busca avançada
Ano de início
Entree

A cidade e a floresta: o impacto da expansao urbana sobre areas vegetadas

Processo: 09/50057-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 14 de outubro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Planejamento Urbano e Regional
Pesquisador responsável:Marta Dora Grostein
Beneficiário:Lucia Sousa e Silva
Instituição-sede: Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/57423-4 - A nova etapa do percurso metropolitano de São Paulo (as dinâmicas urbanas, as novas territorialidades e a dimensão urbano-ambiental da metrópole de São Paulo), AP.TEM
Assunto(s):Urbanização   Expansão urbana   Áreas verdes

Resumo

Uma característica marcante da dinâmica metropolitana paulistana é o espraiamento da mancha urbana sobre áreas cada vez mais distantes, por meio da gradual substituição de áreas vegetadas por áreas urbanas. Como conseqüência, há um agravamento contínuo da qualidade ambiental urbana decorrente da produção excessiva de sedimentos, da impermeabilização do solo, do aumento do escoamento superficial de água, da elevação da temperatura urbana e, em última instância, do acirramento do problema de enchentes. O projeto ora apresentado tem como principal objetivo desenvolver um estudo acerca da expansão da mancha urbana na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) da década de 1980 até o presente, com enfoque na substituição de áreas vegetadas por áreas urbanas com características diversas. A questão que dá suporte à pesquisa é a de que o padrão metropolitano de expansão urbana tem mudado ao longo das últimas décadas e, à proliferação de favelas e de loteamentos ilegais, soma-se a consolidação de condomínios fechados de alto e médio padrão nas áreas de urbanização recente. Diante desse contexto, torna-se necessária a avaliação do impacto da urbanização contemporânea sobre um recurso natural específico a vegetação, ampliando, conseqüentemente, a compreensão deste processo de transformação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Lucia Sousa e. A cidade e a floresta: o impacto da expansão urbana sobre áreas vegetadas na Região metropolitana de São Paulo (RMSP). 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Eletrotécnica e Energia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.