Busca avançada
Ano de início
Entree

Crescimento de Scenedesmus quadricauda em efluente de cultivo da microalga

Processo: 10/18136-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2011
Vigência (Término): 30 de junho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Botânica Aplicada
Pesquisador responsável:Ana Teresa Lombardi
Beneficiário:Fabio Henrique Villa Pinto
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Plantas cultivadas   Microalgas   Scenedesmus   Sequestro de carbono   Dióxido de carbono
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Chlorophyceae | cultura | Microalga | Scenedesmus | Microalgas

Resumo

Problemas ambientais gerados pelo incremento de CO2 na atmosfera tem sido o foco de atenção da política ambiental internacional. Estratégias biológicas são propostas como vias de redução da concentração do CO2 na atmosfera. As microalgas são organismos promissores quanto à capacidade de sequestro do CO2 e, além disso, muitos dos produtos resultantes de seu metabolismo podem ser utilizados com finalidades energéticas, alimentação, indústria farmacêutica e outras. No entanto, para que tanto o sequestro do CO2, como também a produção de biomoléculas pelas microalgas torne-se realidade, muitos desafios ainda necessitam ser ultrapassados. Atualmente, a produção de biomassa de microalgas em larga escala é economicamente inviável, o que se deve principalmente à falta de adequação das tecnologia de cultivos. Culturas abertas são restritas a poucas espécies algais e culturas em reatores fechados, que oferecem maior rendimento e controle fisiológico, estão em fase de desenvolvimento. Um dos fatores que acena para a viabilidade e redução de custos em culturas em larga escala é o reuso da água empregada para o cultivo das microalgas. O reuso da base do meio nutritivo, ainda que deva ter a concentração de nutrientes reajustada, é de grande valia para a economia de tal recurso natural, já escasso em muitas regiões do planeta. Esta proposta tem como objetivo verificar a viabilidade do crescimento de Scenedesmus quadricauda em meio de cultura previamente usado por esta microalga. Para tanto, a concentração dos nutrientes majoritários, nitrato e fosfato serão determinados e reajustados, assim como o crescimento e composição elementar da espécie algal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROCHA, G. S.; PINTO, F. H. V.; MELAO, M. G. G.; LOMBARDI, A. T.. Growing Scenedesmus quadricauda in used culture media: is it viable?. JOURNAL OF APPLIED PHYCOLOGY, v. 27, n. 1, p. 171-178, . (08/02078-9, 09/15511-5, 08/03487-0, 10/18136-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.