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Estudo da peça Roda Viva, de Chico Buarque de Hollanda: análise comparativa das versões dramatúrgicas

Processo: 10/16704-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2010
Vigência (Término): 30 de novembro de 2011
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Sérgio Ricardo de Carvalho Santos
Beneficiário:Nina Nussenzweig Hotimsky
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História do teatro   Dramaturgia   Estudo comparativo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Chico Buarque de Hollanda | Dramaturgia | Encenação | História | José Celso Martinêz Corrêa | Teatro brasileiro | Dramaturgia

Resumo

Esta pesquisa pretende investigar diferentes versões do texto Roda Viva, de Francisco Buarque de Hollanda - o Chico Buarque. Até o momento tivemos acesso a duas versões da peça: a que foi submetida à censura, localizada por nós no Arquivo Miroel Silveira da Escola de Comunicações e Artes da USP; e uma segunda versão advinda da Biblioteca do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Unicamp. As duas cópias possuem diferenças substanciais que implicam proposições estéticas distintas. É de nosso conhecimento que existe uma versão editada em 1968, pela Editora Sabiá, mas seus exemplares são raros e não tivemos acesso a eles até o momento. É possível que existam ainda outras versões que até agora desconhecemos. Roda Viva é uma peça escrita em 1967 por Chico Buarque. Ela significou um marco na história do teatro brasileiro, a partir da montagem de José Celso Martinez Corrêa no ano de 1968, que desenvolvia uma teatralidade combativa dando continuidade ao projeto de O Rei da Vela: "Além da agressão moral e física (...), Roda Viva continuava e ampliava, de certa maneira, a agressão estética de O Rei da Vela." (SILVA, Armando Sérgio. Oficina: do Teatro ao Te-ato. São Paulo: Perspectiva, 1981. A peça O Rei da Vela, à qual Armando se refere, foi montada por Zé Celso no ano de 1967 - sendo assim imediatamente anterior à montagem de Roda Viva). Muito já se falou da montagem, que sofreu ataques do CCC (Comando de Caça aos Comunistas), mas o texto em si foi pouco estudado - fato evidenciado pela existência de versões distintas. Este projeto visa, portanto, à análise comparativa. Isso exigirá uma reflexão sobre as relações entre dramaturgia e cena, à luz do contexto histórico que engendrou a escrita e a montagem da obra. Seu pressuposto é de que algumas das versões correspondem a roteiros de encenação, tendo estreitos laços com a montagem de Zé Celso. (AU)

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