Busca avançada
Ano de início
Entree

ABI3 e ABI3BP, caracterização das interações in vitro e investigação da via de sinalização

Processo: 10/13833-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de maio de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Janete Maria Cerutti
Beneficiário:Lais Moraes de Godoy
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/60330-8 - Marcadores moleculares no diagnóstico e prognóstico de pacientes com tumores da tiroide humana: transição da pesquisa básica para a clínica, AP.TEM
Assunto(s):Genética do câncer
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abi3 | Abi3Bp | Tumores da Tiróide | Genética do Câncer

Resumo

A análise das bibliotecas de SAGE (Serial Analysis of Gene Expression) realizadas a partir do benigno adenoma folicular da tiróide (AFT), do maligno carcinoma folicular da tiróide (CFT) e de um tecido normal, identificou mais de 300 transcritos diferencialmente expressos (P<0.001). Entre estes, o gene ABI3BP, que apresentava expressão nas bibliotecas de tecido normal e AFT, não havendo expressão na biblioteca de CFT. Posteriormente demonstramos que a perda de expressão de ABI3BP não é restrita ao CFT, mas ocorre também no carcinoma papilífero da tiróide (CPT). Também observamos que a expressão ectópica de ABI3BP em linhagem derivada de CFT, diminuiu a proliferação, viabilidade, invasividade e potencial de transformação in vitro e in vivo e induziu senescência. Outros grupos demonstraram a perda de sua expressão em linhagens celulares derivadas de câncer de pulmão, bem como em carcinomas, quando comparados ao tecido normal adjacente. Nossos dados, associados aos da literatura, demonstram que a perda da expressão de ABI3BP está associada à patogênese de diferentes subtipos tumorais. Porém, pouco ainda se sabe sobre seu papel biológico. Assim, é fundamental identificar qual a via de sinalização em que ABI3BP participa e suas interações protéicas. Utilizando o sistema duplo hibrido, verificou-se que ABI3BP, por meio pelo domínio SH3, interage com ABI3, pertencente à família das proteínas E3B1/Abi2/Argbpl/Abi3 que podem atuar como supressores tumorais. Contudo, essa associação ainda não foi demonstrada in vitro. Para contribuir com o entendimento de sua função biológica e papel na tumorigênese, o presente estudo objetiva investigar a possível interação entre ABI3 e ABI3BP in vitro e identificas a via de sinalização da qual ABI3PB faz parte.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARAUJO, ALINE NEVES; CAMACHO, CLEBER PINTO; MENDES, THAIS BIUDE; LINDSEY, SUSAN CHOW; MORAES, LAIS; MIYAZAWA, MARTA; DELCELO, ROSANA; PELLEGRINO, RENATA; MAZZOTTI, DIEGO ROBLES; MACIEL, RUI MONTEIRO DE BARROS; et al. Comprehensive Assessment of Copy Number Alterations Uncovers Recurrent AIFM3 and DLK1 Copy Gain in Medullary Thyroid Carcinoma. CANCERS, v. 13, n. 2, . (10/13833-2, 14/06570-6, 17/06487-0, 12/02248-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.