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Prática educativa de professor e comportamento infantil

Processo: 10/17288-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2010
Vigência (Término): 30 de novembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Alessandra Turini Bolsoni-Silva
Beneficiário:Caroline Bonaccorsi
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Educação inclusiva   Educação especial   Ensino fundamental   Práticas pedagógicas   Interação professor aluno   Habilidades sociais   Distúrbios do comportamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação inclusiva | Ensino Fundamental | ensino infantil | habilidades sociais | prática educativa do professor | Problemas de comportamento | Práticas educativas

Resumo

As habilidades sociais possibilitam um relacionamento mais saudável e produtivo com outras pessoas e minimizam perdas para o indivíduo e para o grupo. Através delas é possível aprender novos comportamentos e ter acesso a contingências de reforçamento que são importantes para o desenvolvimento de repertórios relevantes à aprendizagem. Estudos mostram que a promoção de habilidades sociais está relacionada com a forma que pais e professores lidam com seus filhos/alunos, pois as práticas positivas podem impedir problemas de comportamento e as habilidades sociais possibilitam relacionamentos interpessoais mais saudáveis e que favorecem o sucesso escolar. O presente estudo tem como objetivo comparar dados coletados junto a quinze professoras, sendo cinco do ensino infantil, cinco do ensino fundamental e cinco professoras que atendem crianças na educação especial com salas de recursos ou itinerantes. As professoras responderam a um roteiro de entrevistas de Habilidades Sociais Educativas, adaptado para professores (RE-HSE-PRr), que objetiva mensurar interações sociais estabelecidas entre elas e seus alunos no contexto escolar, além de instrumentos que mensuram habilidades sociais infantis e problemas de comportamento. Os dados foram coletados junto às professoras, em escolas da Rede Municipal de Ensino de uma cidade do centro-oeste paulista em horários de suas preferências ou disponibilidades. Pretende-se conduzir análises de conteúdo, análises quantitativas descritivas para, na seqüência, comparar os três grupos (ensino infantil, ensino fundamental e sala de recurso). (AU)

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