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A Companhia Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e a ponte sobre o rio Paraguai

Processo: 10/15512-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2010
Vigência (Término): 30 de novembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Nilson Ghirardello
Beneficiário:Matheus de Paula D'Almeida
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Ferrovias   Pontes   Rio Paraguai   Nacionalização   Memória coletiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arquitetura em concreto | cidade e ferrovia | estrada de ferro | Obras-de-arte | Ponte Rio Paraguai | Tecnologias de construção | Cidade e Ferrovia

Resumo

O projeto consiste em um estudo de caso sobre a mais importante obra de arte da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (EFNOB), a ponte sobre o rio Paraguai, localizada no atual estado de Mato Grosso do Sul, que possibilitou, através de muitas dificuldades, o almejado encontro da rede ferroviária brasileira à boliviana, conhecida a partir de então como ponte internacional. Edificada em meados da década de 1930 durante um período extenso, devido uma série de dificuldades acarretadas pelas enchentes freqüentes, foi a maior construção em concreto da época, visto que essa obra de arte transpôs mais de dois quilômetros de vão entre a linha de Porto Esperança à linha Corumbá - Bolívia. Em contraponto com o início da implantação da EFNOB (que se deu de forma precária), esta obra de arte foi concebida de forma elaborada, utilizando-se de matéria prima nacional, diferentemente do que ocorria até então, como a ponte sobre o rio Paraná, da mesma NOB, que divide o atual Mato Grosso do Sul com São Paulo, toda em ferro importado da Bélgica. Acreditamos que a ponte sobre o rio Paraguai representa um momento de criação e nacionalização da indústria promovida no governo de Getúlio Vargas. Pretende-se estudar o impacto de tal construção, levando em conta o contexto histórico, político e econômico, analisando os materiais e as técnicas construtivas empregadas, a fim de expor seu grande valor arquitetônico e histórico, devido sua grande importância não só para o transporte ferroviário brasileiro, mas como para a construção civil no país e como rota estratégica militar e comercial. Para termos idéia de seu valor a mesma está sendo motivo de tombamento pelo IPHAN, juntamente com a proposta de sua restauração. A pesquisa será desenvolvida em base de fontes históricas como documentos relacionados à ponte, relatórios anuais da CFNOB; através da análise das plantas originais, bem como o Processo de Vistoria e Acompanhamento de sua Construção (visto que esses dados se encontram em arquivos da ferrovia na cidade de Bauru, local em que o projeto será desenvolvido) e com uma visita in loco a mesma. Como trabalho complementar a este, há outro projeto elaborado pelo candidato bolsista Lucas Vinicius Lopes Albano que analisará a ponte sobre o rio Paraná a qual possui também grande importância no trajeto da Noroeste do Brasil, comparações entre as mesmas serão feitas a fim de indicar as diferentes prioridades de cada período e como os governos respectivos trataram tais obras. Esta pesquisa será orientada pelo Prof. Dr. Nilson Ghirardello, autor de diversos trabalhos sobre ferrovias e um em particular abordando a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, denominado: À Beira da Linha Formações Urbanas da Noroeste Paulista Editora UNESP. São Paulo, 2001. A pesquisa está ainda vinculada ao Projeto de Pesquisa: Memória Ferroviária (São Paulo, 1868-1971), projeto de pesquisa apresentado à Fapesp (2009-2011) cujo intuito se exprime no levantamento documental e inventário de patrimônio ferroviário no interior paulista (processo no.: 2009/53058-0).

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