Busca avançada
Ano de início
Entree

Mães com histórico de violência: avaliação da eficácia de procedimentos de intervenção cognitivo-comportamentais

Processo: 08/07997-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams
Beneficiário:Paolla Magioni Santini
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Parentalidade   Comportamento   Violência doméstica   Mulheres   Agressão   Violência contra o menor
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:avaliação de intervenção com mães | estilos parentais | violência doméstica | Psicologia

Resumo

Vários estudos ilustraram que estilos parentais problemáticos são desenvolvidos por meio do aprendizado do comportamento modelado por seus próprios pais. Além disso, os estudos concluíram que pais que tiveram um histórico de agressão na infância tendem a continuar sofrendo dificuldades sociais, comportamentais e de saúde; assim como seus filhos. Por outro lado, a literatura verificou que o envolvimento dos pais no dia-a-dia das crianças, estimulação cognitiva, acolhimento e apoio durante a criação são pontos importantes para evitar tais males citados anteriormente. Sendo assim, intervenções com os pais no sentido de orientá-los a educar seus filhos de maneira adequada seria uma das várias estratégias a se tomar frente a essa problemática. No entanto, não basta informar os pais sobre quais métodos são mais positivos e efetivos, é preciso instrumentalizá-los para que possam estabelecer limites necessários com o mínimo de punições, prevenindo e/ou resolvendo problemas de comportamento sem prejudicar o relacionamento interpessoal com seus filhos. O Projeto Parceria, financiado pelo CNPq, tem como objetivo estabelecer e avaliar um programa mesclado com componentes psicoterapêuticos (Módulo 1) e educacionais (Módulo 2) para mães com histórico de violência conjugal. O objetivo do presente estudo consiste em comparar a eficácia de três procedimentos diferentes de intervenção com mulheres com histórico de violência, em termos das variáveis bem-estar e senso de competência parental. Os procedimentos são: a) módulo psicoterapêutico seguido de módulo educacional; b) módulo educacional seguido de módulo psicoterapêutico; e c) módulo psicoterapêutico e educacional, apresentados simultaneamente. Pretende-se verificar qual tipo de intervenção teria resultados mais favoráveis e, assim, estabelecer uma metodologia que seja de fácil acesso, simples replicação e que possa ser disseminada em outras organizações de apoio a mulheres deste perfil. Para tanto, serão formados três grupos de mulheres com histórico de violência conjugal. Em cada grupo será contemplado um dos procedimentos acima citados. Primeiramente será realizada uma Entrevista para formar os grupos de maneira homogênea. Em seguida, será realizada a intervenção (psicoterapêutica e educacional) com os grupos. Para a coleta de dados, será utilizada uma ficha de Registro Diário de Bem-Estar e Senso de Competência Parental, a ser coletado semanalmente. Além disso, serão aplicados, também, instrumentos que avaliam estilos parentais; potencial de abuso físico dos pais e depressão, ao longo do estudo. Por fim, será feita uma Avaliação do Programa pelas participantes a fim de aprimorar o Projeto para estudos futuros. Os dados serão analisados de maneira qualitativa e quantitativa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAOLLA MAGIONI SANTINI; LÚCIA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE WILLIAMS. Efeitos de procedimentos para maximizar o bem-estar e a competência parental em mulheres vitimizadas. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 33, n. 4, p. 711-721, . (08/07997-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.