Busca avançada
Ano de início
Entree

Localização, distribuição e orientação dos quimiorreceptores de O2 branquiais e o controle neural dos reflexos cardiorrespiratórios de um teleósteo de respiração aérea, o bagre-africano, CLARIAS GARIEPINUS.

Processo: 10/13108-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2010
Vigência (Término): 31 de outubro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Francisco Tadeu Rantin
Beneficiário:Thiago de Campos Belão
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Frequência cardíaca

Resumo

O presente projeto tem por finalidade estudar a localização, distribuição e orientação dos quimiorreceptores de O2 branquiais do bagre-africano, CLARIAS GARIEPINUS, e seu papel no controle da função cardiorrespiratória em resposta à hipóxia ambiental. Exemplares do bagre-africano serão mantidos em tanques de 1000 L com água aerada (PwO2 ~ 130 mmHg) e temperatura (25+-1oC) constantes e alimentação "ad libitum" com ração comercial. Para se testar a distribuição dos quimiorreceptores branquiais, os peixes serão divididos em dois grupos experimentais: "Controle", composto por peixes intactos, e "Operados", composto por animais com os 1os arcos branquiais cirurgicamente removidos. Ambos os grupos serão submetidos a injeções externas (via cânula bucal) e internas (via cânula caudal) de NaCN sem e com acesso ao ar atmosférico para a determinação da distribuição e orientação dos quimiorreceptores branquiais. Além disso, para se verificar a importância funcional dos quimiorreceptores de O2 dos 1os arcos branquiais, as respostas cardiorrespiratórias dos animais "Controle" serão comparadas com as dos animais "Operados" através de protocolos experimentais de hipóxia sem acesso ao ar e com acesso ao ar. Para se verificar a importância do controle autonômico parassimpático e simpático relacionado com as alterações da função cardíaca, principalmente à variabilidade da frequência cardíaca, os dois grupos experimentais serão submetidos a injeções de agonistas e antagonistas muscarínicos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BELAO, T. C.; ZERAIK, V. M.; FLORINDO, L. H.; KALININ, A. L.; LEITE, C. A. C.; RANTIN, F. T. Control of cardiorespiratory function in response to hypoxia in an air-breathing fish, the African sharptooth catfish, Clarias gariepinus. COMPARATIVE BIOCHEMISTRY AND PHYSIOLOGY A-MOLECULAR & INTEGRATIVE PHYSIOLOGY, v. 187, p. 130-140, SEP 2015. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.