Busca avançada
Ano de início
Entree

Turnover isotopico do 13 carbono em frango de corte tipo colonial

Processo: 10/51717-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2010
Vigência (Término): 30 de abril de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Antonio Celso Pezzato
Beneficiário:Priscila Cavalca de Araujo
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Frangos de corte   Turnover

Resumo

Atualmente, a técnica de isótopos estáveis pode ser indicada para avaliar o turnover ou tempo de substituição do carbono nos tecidos animais e este pode sofrer influência do crescimento em animais jovens. Durante o crescimento ocorre a renovação do tecido por meio de sua síntese e degradação. Dessa forma, o presente estudo objetiva avaliar o turnover do carbono-13 pela substituição de dieta C4 por dieta C3, em frango tipo colonial em diferentes fases de crescimento utilizando a técnica de isótopos estáveis. Serão utilizados 900 pintos de corte com três linhagens frango de corte tipo colonial sendo uma de crescimento rápido (Máster Griss) uma de crescimento intermediário (Vermelhão Pesado) e uma de crescimento lento (Label Rouge), criadas em sistema intensivo, com um dia de idade, distribuídos em um delineamento em blocos casualizados com 6 tratamentos e 4 repetições. Os pintainhos ao nascerem deverão possuir em seus tecidos corporais sinais isotópicos de carbono-13 semelhantes ao da dieta C4 consumidas pelas suas matrizes. Este sinal isotópico será mantido até o dia da substituição da dieta C4 pela dieta C3, onde se inicia o processo de turnover nos tecidos. Para as análises isotópicas, serão coletados aleatoriamente, de 4 aves por tratamento e, após a preparação das amostras, estas serão analisadas em espectrômetro de massa DELTA-S (Finnigan Mat) acoplado ao Analisador Elementar (EA 1108 CHN). Os dados serão analisados pelo método de equação exponencial de primeira ordem do software Origin® 6.0 Professional (Microcal Software, 1999). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARAUJO, Priscila Cavalca de. Turnover do carbono (δ13c) em linhagens de frangos de corte tipo colonial. 2013. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.