Busca avançada
Ano de início
Entree

Pelas lentes da Climatologia e da Saúde Pública: doenças hídricas e respiratórias na cidade de Ribeirão Preto/SP

Processo: 10/12172-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de outubro de 2010
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Pesquisador responsável:João Lima Sant'Anna Neto
Beneficiário:Natacha Cintia Regina Aleixo
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Climatologia   Saúde pública   Doenças transmitidas pela água   Doenças respiratórias   Ribeirão Preto (SP)

Resumo

A alternância dos tipos de tempo sobre a ocupação antrópica do espaço urbano, pode estar na origem de desequilíbrios na relação entre atmosfera e superfície terrestre, influindo na dinâmica ambiental, e atingindo parte da população vulnerável a efeitos agudos na saúde, pois é na relação entre o ambiente geográfico e a fisiologia humana que ocorre a manifestação e a distribuição espacial de determinadas doenças. A poluição do ar nos grandes centros urbanos e nas cidades médias, aliada ao saneamento ambiental deficiente, a desigualdade social e o planejamento urbano inadequado contribuem para a deterioração da qualidade de vida nas grandes cidades dos países em desenvolvimento. É no espaço urbano que a dualidade se expressa de forma mais evidente. Por isso, as condições socioambientais a que estão expostos os indivíduos, revelam os indicadores de vulnerabilidade que os citadinos vivenciam em um território de risco. A partir disso, pretende-se neste projeto, identificar os fatores que possam estar contribuindo para a gênese e agravamento das doenças hídricas e respiratórias, partindo da análise da climatologia e da saúde pública, ou seja, a influência dos tipos de tempo sobre a incidência das doenças, como subsídio ao levantamento de áreas de riscos socioambientais na cidade de Ribeirão Preto/SP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALEIXO, Natacha Cintia Regina. Pelas lentes da climatologia e da saúde pública: doenças hídricas e respiratórias na cidade de Ribeirão Preto/SP. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.