Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de uma sobrecarga lipídica sobre o metabolismo energético de mulheres climatéricas com e sem utilização de terapia hormonal

Processo: 10/51564-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de novembro de 2010
Vigência (Término): 31 de outubro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Análise Nutricional de População
Pesquisador responsável:Julio Sérgio Marchini
Beneficiário:Roberta de Souza Santos
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Metabolismo energético   Climatério   Terapia de reposição hormonal

Resumo

Climatério é a fase de vida da mulher em que ocorrem alterações hormonais que culminam em respostas metabólicas diversas daquelas em idades menos avançadas. Ressaltam-se aqui as alterações no metabolismo de substratos energéticos em resposta à queda do estradiol plasmático, características desse período de vida da mulher. Os objetivos principais do trabalho, até o presente momento, foram calcular e comparar a oxidação de substratos energéticos após a oferta de uma refeição rica em lipídios, de voluntárias climatéricas com excesso de peso divididas em dois grupos: um grupo que faz uso de terapia hormonal e outro que não o faz. Tais objetivos foram alcançados por meio de um estudo intervencionista, com população composta de mulheres pós-menopausadas com idade entre 50 a 60 anos, a qual foi recrutada por amostragem não-probabilística de conveniência e voluntariado. As voluntárias tiveram seu gasto energético de repouso medido por calorimetria indireta, recebendo em seguida uma refeição rica em lipídios, sendo o efeito térmico do alimento mensurado por um período de 5 horas ainda pelo método da calorimetria indireta. A taxa de oxidação de substratos energéticos foi calculada segundo fórmulas previamente estabelecidas. Pretende-se, com a transposição do mestrado para o doutorado que diversos hormônios reguladores da fome e saciedade sejam mensurados no sangue em dois subgrupos dos atuais grupos, além da dosagem plasmática dos ácidos graxos totais, no momento basal e pós-prandial, para que possamos entender melhor o metabolismo da mulher climatérica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MIGUEL SUEN, VIVIAN MARQUES. . CLINICAL NUTRITION ESPEN, v. 15, p. 21-27, OCT 2016. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Roberta de Souza. Efeito de uma sobrecarga lipídica sobre o metabolismo energético e hormônios reguladores da fome e saciedade de mulheres pós-menopausadas estratificadas de acordo com o valor do estradiol plasmático. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.