Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da acupuntura e da eletroacupuntura no tratamento da dor miofascial da parte superior do músculo trapézio- um estudo duplo cego, randomizado, placebo controlado.

Processo: 10/11684-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2010
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Maria Beatriz Duarte Gavião
Beneficiário:Maria Fernanda Montans Aranha
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Eletroacupuntura   Ultrassonografia   Acupuntura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:dor miofascial | Eletroacupuntura | Ultrassonografia | acupuntura

Resumo

Resumo: O objetivo deste estudo é comparar o efeito da eletroacupuntura e da acupuntura no tratamento da dor miofascial da parte superior do músculo trapézio. Participarão do estudo sessenta voluntárias de 18 a 40 anos de idade, com índice de massa corpórea de 18 a 24 kg/m², ciclo menstrual regular, com a presença de pelo menos um ponto gatilho miofascial na parte superior do músculo trapézio e com queixa de dor local ou referida por mais de seis meses. As voluntárias serão randomizadas em 3 grupos: acupuntura, eletroacupuntura e placebo. Tanto as voluntárias quanto o examidador serão cegos quanto aos grupos. Nove sessões serão agendadas sendo duas por semana. As agulhas serão inseridas nos pontos de acupuntura VB20, VB21, F3, IG4 e em mais no máximo 2 pontos "ashi" em cada trapézio. Uma corrente mista, alternando 2 e 100hz a cada 5 segundos, será aplicada no grupo de eletroacupuntura por 30 minutos. O grupo de acupuntura também terá suas agulhas conectadas ao equipamento de eletroacupuntura, no entanto o equipamento permanecerá desligado. O grupo placebo receberá comprimidos de açúcar como sendo analgésicos. A eficácia dos tratamentos será avaliada quanto à intensidade de dor pela escala visual analógica, quanto ao limiar de dor à pressão pela algometria, quanto à amplitude de movimento articula pelo flexímetro, quanto ao estresse e qualidade de vida pelo nível de cortisol e questionário SF-36, respectivamente. Uma imagem de ultrassonografia do ponto gatilho será realizada a fim de diagnosticar e comparar as características do tecido disfuncional antes e após o tratamento. A ocorrência de fatores influenciadores e as fases do ciclo menstrual serão monitoradas. Os dados serão analisados quanto à normalidade e simetria. Na avaliação intragrupo e entre duas sessões, os dados com distribuição normal serão analisados pelo teste t student para dados pareados, e os que eventualmente não apresentarem distribuição normal serão analisados pelo teste de Wilcoxon. Para comparação entre todas as sessões será aplicado o teste de Friedman ou ANOVA com medidas repetidas. Os dados que eventualmente não apresentarem distribuição simétrica serão avaliados de acordo com o teste do sinal. A comparação intergrupos será realizada pela a ANOVA ou Kruskal Wallis, de acordo com a distribuição dos dados. Modelos de regressão serão aplicados para verificar a tendência entre as variáveis. O nível de significância adotado será considerado como ±=0,05.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARANHA, MARIA F. M.; MUELLER, CRISTINA E. E.; GAVIAO, MARIA B. D.. Pain intensity and cervical range of motion in women with myofascial pain treated with acupuncture and electroacupuncture: a double-blinded, randomized clinical trial. BRAZILIAN JOURNAL OF PHYSICAL THERAPY, v. 19, n. 1, p. 34-43, . (10/11684-0, 11/12659-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARANHA, Maria Fernanda Montans. Evaluation of acupuncture, electroacupuncture and sham acupuncture on the treatment of myofascial pain at the upper trapezius muscle. 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba Piracicaba, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.