Busca avançada
Ano de início
Entree

A Mensagem na Música: contribuições da Teomusicologia ao estudo da canção cristã brasileira

Processo: 10/11308-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2010
Vigência (Término): 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Dorotéa Machado Kerr
Beneficiário:Joezer de Souza Mendonça
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Canção cristã | Música Sacra | Teomusicologia | Musicologia/Etnomusicologia

Resumo

A canção cristã brasileira tem sido observada como um fenômeno sociocultural que demanda interpretações multidisciplinares. A Teomusicologia, como um campo musicológico teologicamente informado que não abdica do conhecimento da sociologia e dos estudos culturais, visa a verificação das interpretações teológicas presentes nas canções religiosas. O objetivo dessa pesquisa é examinar a compreensão teológica e a visão de mundo que perpassa os modelos de produção sacro-musical do cristianismo no Brasil, e de forma particular, a vertente protestante. Nossa pesquisa também introduz a Teomusicologia de forma pioneira nos estudos musicológicos no Brasil como ferramenta necessária de análise do pensamento teológico que se descobre nas práticas musicais religiosas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MENDONÇA, Joezer de Souza. A mensagem na música: estudos da teomusicologia sobre os cânticos dos Adventistas do Sétimo Dia. 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Artes. São Paulo São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.