Busca avançada
Ano de início
Entree

Elegância e sutileza na concepção dos Templos Dóricos Gregos (Sécs V-II a.C.)

Processo: 10/51474-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2010
Vigência (Término): 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Arqueologia - Arqueologia Histórica
Pesquisador responsável:Haiganuch Sarian
Beneficiário:Claudio Walter Gomez Duarte
Instituição Sede: Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Antiguidade Clássica   Arqueologia clássica   Arquitetura grega   Grécia Antiga
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antiguidade Classica | Arqueologia Classica | Arqueologia Da Arquitetura | Arquitetura Grega | Grecia Antiga | Templos Doricos Gregos

Resumo

Motivados pela passagem do livro IV, cap. I, § VIII, do manual De Arquitetura de Vitrúvio (ca. 30/20 a.C), que atesta uma legítima mudança na arquitetura grega, encorajados pelos desafios deixados por Mark Wilson Jones em seu último artigo (sobre metodologia de análise da arquitetura antiga e a aplicação dessa na abordagem modular do projeto dos templos dóricos gregos) e pela nossa própria experiência no assunto, que resultou na Dissertação de Mestrado "Geometria e Aritmética na Concepção dos Templos Dóricos Gregos" 2010, concatenamos ideias e fatos relevantes para apresentar um projeto de Doutorado atual, ou seja, procurar resultados fundamentais visando o avanço do debate corrente para uma questão que inquieta os especialistas no cenário internacional rumo a um melhor entendimento da arquitetura formal grega, uma grande lacuna na História da Arquitetura Ocidental. Apresentamos como proposta de trabalho revisar e atualizar a formação do architektôn, testar a Hipótese Modular de Wilson em planta, para os templos que o próprio autor analisou em elevação - dez templos dóricos do V século a.C. - e também testar a hipótese numa amostra de oito templos dóricos do século IV a.C, um templo dórico do III séc. a.C. e um templo dórico do II séc. a.C. período privilegiado por uma tradição de cinco séculos na tipologia recorrente do templo dórico grego. Pretendemos com isso atender a uma das propostas do programa de Wilson, formulada em sua conferência em Gênova em Junho de 2006, proposta fundamental segundo o autor para avançar o debate suscitado pela questão da consolidação dos processos de projeto levado a cabo pelos arquitetos gregos da antiguidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DUARTE, Claudio Walter Gomez. \Elegância\ e \sutileza\ na concepção dos templos dóricos gregos (sécs V-II a. C.). 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.