Bolsa 10/08782-0 - Educação especial, Inclusão escolar - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Constituição humana, deficiência e educação: problematizando o conceito de compensação na perspectiva histórico-cultural

Processo: 10/08782-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2010
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ana Luiza Bustamante Smolka
Beneficiário:Débora Dainez
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Inclusão escolar   Pessoas com deficiência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Compensação | Constituição Humana | Deficiências | educação inclusiva | Lev S | Vigotski | Psicologia do Desenvolvimento Humano

Resumo

Tratar de conceitos na obra de Lev S. Vigotski é sempre um desafio que repercute em polêmicas, posto o seu caráter de inacabamento, intersecção e não fechamento de noções. Tendo em vista que o autor não fornece respostas prontas, mas aponta caminhos para possíveis discussões que permeiam a contemporaneidade, a presente pesquisa está orientada para a reflexão do conceito de compensação, abordado nas suas análises sobre a problemática do processo de constituição cultural de crianças com deficiências. Embora esse conceito seja muito mencionado por estudiosos da área na atualidade, ele não tem sido explorado. Mesmo reconhecendo a relevância conceitual da compensação, sabe-se que as formulações originais requerem maior clarificação, o que indica a necessidade de mapear, suscitar e tramar novas discussões, ponderar sobre aspectos inconclusos, chamando atenção para o que Vigotski anuncia, mas não explicita. Considera-se que uma discussão que toma como ponto de partida este conceito na abordagem histórico-cultural diz respeito aos modos de conceber e argumentar sobre a deficiência face à educação, à noção de (condições de) desenvolvimento e constituição humana, à linguagem (signo) no (inter)jogo de significações e sentidos das/nas práticas sociais. Esse movimento de problematização conceitual por meio de um estudo analítico adota como campo empírico a instituição escolar. Vale ressaltar a relação e a tensão assumida neste estudo entre a teoria e o empírico, uma vez que a (re)elaboração conceitual da compensação ecoa (reflete e refrata) na prática educativa, ao mesmo tempo em que essa afeta o sentido do próprio termo. Desta forma, a (in)consistência desse conceito precisa ser (re)pensada a partir das situações concretas vivenciadas no contexto da educação inclusiva. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DÉBORA DAINEZ. Desenvolvimento e deficiência na perspectiva histórico-cultural: Contribuições para educação especial e inclusiva. Revista de psicología (Santiago), v. 26, n. 2, p. 151-160, . (10/08782-0, 14/07413-1)
DAINEZ, DEBORA; BUSTAMANTE SMOLKA, ANA LUIZA. Vygotskian-Inspired Research on the Developmental Implications of Organic Impairment. MIND CULTURE AND ACTIVITY, v. 24, n. 4, p. 324-337, . (10/08782-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DAINEZ, Débora. Constituição humana, deficiência e educação: problematizando o conceito de compensação na perspectiva histórico-cultural. 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.