Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de sistema de gerenciamento de energia (EMS - Energy Management System) para redes elétricas inteligentes (smart grids)

Processo: 10/07757-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de setembro de 2010
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:José Roberto Sanches Mantovani
Beneficiário:Jonatas Boas Leite
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Distribuição de energia elétrica   Geração distribuída   Sistemas de controle   Rede elétrica inteligente   Automação

Resumo

Neste projeto de pesquisa no nível de doutorado propõe-se a elaboração de um sistema de gerenciamento de energia utilizando a tecnologia SCADA, cujo enfoque seja as smart grids e suas características. Deste modo é necessário analisar e estudar detalhadamente os conceitos desta nova tecnologia de distribuição de energia. Durante o desenvolvimento desta plataforma de gerenciamento de energia deve-se definir qual a melhor arquitetura de sistema a ser utilizada, qual o formato da base de dados e como esta base deve interagir com o MMS. Devem-se determinar também quais as variáveis físicas da rede de distribuição que devem ser medidas e contempladas no banco de dados do EMS para que possibilite a implantação das redes inteligentes e sua operação. Estas variáveis serão obtidas pelas UCAs, e assim torna-se necessário determinar o padrão de comunicação entre estas unidades e a central de operação, de modo a garantir a característica "plug and play" ao sistema. Simultaneamente ao desenvolvimento desse sistema propõe-se verificar a viabilidade econômica para implantação de um EMS, que deve ser desenvolvido com código aberto (open source), que é uma característica que se tornou popular a partir da década de 80, visando garantir a padronização do sistema. Determinadas as características do EMS, a sua operabilidade será ampliada com a implementação de ferramentas que permitirão gerenciar as microgrids. Para isso é necessário resolver o problema da geração distribuída funcionando de forma ilhada e quais fontes renováveis de energia e dispositivos de armazenamento de energia devem ser utilizados. Propõe-se criar um modelo matemático para este problema e resolvê-lo utilizando metaheurísticas juntamente com outras ferramentas de inteligência artificial que possibilitem a automação do sistema, de modo que a energia entregue ao cliente seja confiável e de qualidade. A metodologia a ser desenvolvida deve ser testada tendo como base um sistema de distribuição real. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEITE, JANATAS BOAS; SANCHES MANTOVANI, JOSE ROBERTO. Development of a Smart Grid Simulation Environment, Part II: Implementation of the Advanced Distribution Management System. JOURNAL OF CONTROL AUTOMATION AND ELECTRICAL SYSTEMS, v. 26, n. 1, p. 96-104, FEB 2015. Citações Web of Science: 5.
LEITE, JONATAS BOAS; SANCHES MANTOVANI, JOSE ROBERTO. Development of a Smart Grid Simulation Environment, Part I: Project of the Electrical Devices Simulator. JOURNAL OF CONTROL AUTOMATION AND ELECTRICAL SYSTEMS, v. 26, n. 1, p. 80-95, FEB 2015. Citações Web of Science: 8.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LEITE, Jonatas Boas. Desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de energia (EMS - Energy Management System) para a rede elétrica inteligente (Smart Grid). 2015. 168 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Ilha Solteira)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.